Search

Hospital volta a operar crianças 

A equipe do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), de Criciúma, no Sul do Estado, realizou a primeira cirurgia pediátrica desde a abertura das novas alas destinadas à maternidade e clínica cirúrgica do hospital em dezembro do ano passado.
A paciente de 8 anos, natural de Turvo, passou por uma traqueostomia na tarde de quarta-feira (20) e encontra-se na UTI sob observação, mas passa bem.
Para o diretor-geral do Hmisc, Danilo Pavarine, o momento atual da unidade hospital é especial, pois finalmente a unidade assume a função de referência materno-infantil, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital tem capacidade para realizar até 300 procedimentos cirúrgicos por mês.
Nos últimos anos, a unidade hospitalar já atendia com pronto-atendimento, internação pediátrica, UTI neonatal e UTI pediátrica, porém as novas alas nunca haviam funcionado.
Desde o final do ano passado, a gestão do Hmisc, que era municipal, passou a ser 100% do Estado, por meio de gestão da organização social Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), de Florianópolis.
Equipe da enfermeira Mariana Sanches: técnicos Rafaela Gomes, Julia Apolinário, Maria Eduarda, Rafaela Aguiar e Fátima
Anestesistas Dra Heloísa e Dra Jaqueline .  Cirurgião Dr Cristian Prado