Com atividades direcionadas ao público feminino, foi lançado no domingo, 10, o projeto Mulher em Foco, coordenado por um grupo de voluntárias.
A tarde deste último domingo foi cheia de novidades, energia e alegria para as moradoras do bairro São Luiz, Cohab e loteamentos próximos, uma das poucas áreas de maior vulnerabilidade social do município de Turvo.
A Ação Social contou com os serviços de manicure/pedicure, corte de cabelo, massagem, maquiagem, limpeza de pele, design de sobrancelha, entre outros. Foram realizados paralelamente ações para promover a autoestima das mais de 100 moradoras presentes no evento. A jornalista Jomara Dessuy e a nutricionista Laura Pescador realizaram as palestras de autoestima e alimentação para mulheres. Teve também um aulão de zumba e sorteio de brindes.
As idealizadoras do projeto foram Adriana Severino de Melo e a vereadora Cleonice Lima Silvano. Neste projeto, além das voluntarias, elas contam com o apoio primordial da primeira dama, Luci Zilli e da segunda dama, Irene Pagani, que durante toda a tarde est iveram juntas participando do evento.
“Pensamos em algo que pudesse ser aplicado diretamente nos bairros e comunidades, pois muitas vezes idealizamos eventos em que elas não conseguem participar. O principal objetivo é justamente a aproximação. E claro, porque queremos mostrar o potencial que temos e o grande valor perante a sociedade. Somos peças importantes no desenvolvimento de nosso município”, disse a vereadora Cleonice.
Para Adriana, que além de suplente de vereadora também atua na área social de Turvo, envolver as mulheres em ações como estas, favorece o fortalecimento de vínculos principalmente por tratar-se de bairros com famílias mais carentes. “Nosso projeto não vai parar. Ele está apenas começando. Já temos outras datas comemorativas em que iremos aplicar as próximas ações, atendendo outros bairros e aproximando as moradoras”, concluiu ela.
O lançamento do Mulher em Foco foi neste dia 10 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Aproveitamos para unir este evento ao mês de março, e vir até aqui nos aproxima delas, nos permitindo a troca de experiências e o aprendizado mútuo”, frisou Luci.
Este projeto é independente, sem envolvimento político e da Administração Municipal, contando estritamente com apoio voluntário. O encontro encerrou com lanche, confraternização entre elas e sorteio de muitos brindes recolhidos pelo comércio local.
Dona Terezinha Dias, 51 anos, foi a transformação desta tarde. Ela nunca havia frequentado um salão e se emocionou ao poder cortar e escovar os cabelos, fazer as unhas e se maquiar. “Estou me sentindo princesa, como nunca havia sentido. Foi maravilhoso este encontro”.
Colaboração: Cíntia Brigido