Uma reunião realizada na tarde de quinta-feira, 14, na Unidade Central de Saúde Bom Pastor, serviu para dar encaminhamentos para a 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontecerá no dia 22 de março, nas dependências da UFSC, campus Jardim das Avenidas, das 8h às17h, e é aberta para os profissionais de Saúde, usuários do SUS e é abrangente à população.
Participaram da reunião, integrantes do Conselho Municipal de Saúde(CMS) como a enfermeira Daiane Biff, representante da Secretaria Municipal de Saúde; a vice-presidente, a doutora Lídia Beatriz Pirolla, representante da Associação Brasileira de Odontologia e Iane Fransceschet de Souza, represente da UFSC e atual presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Esta será a primeira etapa do evento, que posteriormente terá uma etapa estadual e finalizando com a 16ª Conferência Nacional de Saúde.
Todos os municípios devem realizar a sua conferência, cumprindo o principal objetivo que é elaborar propostas de melhorias no setor de saúde.
Neste ano o tema das conferências é “Democracia e Saúde”. O foco das etapas é analisar prioridades locais de saúde e formular propostas no âmbito municipal e elaborar o relatório final nos prazos estabelecidos.
A etapa municipal vai abordar três temas de orientação das discussões: 1º Saúde como Direito; 2º Consolidação do SUS e 3º Financiamento do SUS. Em cada tema haverá um facilitador que prestará todas as informações sobre os temas propostos.
“Todos devem participar”, salientou a presidente Iane, sugerindo a integração da comunidade nas discussões visando os temas da Conferência.
Por: Assessoria de Imprensa