Search

Ezio Rocha lança Araranguário com festa

São tantos, mas tantos jargões e expressões ditas diariamente, que quem não é da região, pode nem entender o significado da mensagem quando a conversa é entre araranguaenses. E para ajudar a entender e divertir quem sabe bem o que está dizendo, foi que o escritor Ezio Camilo Rocha publicou um segundo volume do seu Araranguário. O livro contém diversos ditados populares e divulga um pouquinho da cultura falada de Araranguá. Segundo ele, o volume foca em preservar um pouquinho do que é dito sem cerimônia alguma pelos moradores da cidade. “Isso é um registro de um momento da história, esses verbetes, ditados populares, se não forem registrados, desaparecem, ainda mais com as mídias sociais, que mudaram o jeito de conversar”, explicou Ezio durante o lançamento do livro, realizado em 26 de dezembro. “O Araranguário terá uma importância maior no futuro, não agora”, acrescentou o escritor reforçando toda a questão de preservação cultural presente no Araranguário.

O lançamento atraiu muita gente, dentre amigos e autoridades que fizeram do evento uma verdadeira festa, já que não só o livro estava sendo celebrado nesta data. “Pessoas da nossa sociedade, amigos e pessoas que eu nem conhecia, vieram prestigiar e isso é muito prazeroso. Eles vieram confraternizar além do lançamento, esta data especial que é o meu aniversário”, contou.

Com todo o talento para escrever e pesquisar que Ezio possui, muita gente quis saber o que mais ele pretende lançar, já que o Araranguário parece abrir precedente para novos livros do gênero. Segundo ele, novos escritos devem surgir, mas a ideia é mudar de gênero. “Pretendo escrever mais, porém de outra área. A pesquisa foi muito árdua, está se estendendo a mais de 20 anos, com busca para além dos jargões e também o significado deles. Está valendo muito a pena”, comemorou. Para quem ainda não prestigiou, o Araranguário é um daqueles livros que diverte e ensina, já que nenhum araranguaense pode conhecer tantas expressões regionais quanto Ezio Camilo Rocha.

 

Por: Jornal Enfoque Popular

Fotos: Saulo Pithan