Search

CENÁRIOS DE 2022 RUMO AO PALÁCIO BARRIGA VERDE; PSB TENTA SANDRO E TURATTI; E MAIS

CENÁRIOS DE 2022 RUMO AO PALÁCIO BARRIGA VERDE

As últimas costuras apontam para uma aproximação entre o PL de Jorginho Mello; o PSDB de Gelson Merísio e Geovânia de Sá; o PP dos Amin, com Altair Silva, Zé Milton, Leodegar Tiscoski, Silvio Dreveck; e Podemos, dos Bornhausen, prefeito Hildebrandt.

O grupo deve levar os bolsonaristas, Daniela Reinehr, e pelo menos 4 deputados.

Há ainda a questão do Democratas, que tem o prefeito João Loureiro na vitrine, e deve levar alguns deputados do PSL.

O PSD de Raimundo Colombo, Napoleão Bernardes, Milton Hobbus, João Rodrigues, e mais uma penca de deputados, por ora, tenta montar projeto próprio.

O MDB, de Dário Berger, por outro lado, pode ficar com o PSL de Carlos Moisés da Silva, caso este volte ao governo.

O PSL depende exclusivamente do governador Moisés para tentar um resultado melhor nas urnas.

O PDT, de Rodrigo Minotto, e de Paulinha da Silva (com o pé fora do partido), poderia estar neste projeto do MDB e ainda ter a companhia do PSB.

Há ainda o PT, de Décio Lima, que deverá ter candidato para fazer palanque para 2022 para uma candidatura nacional, de Lula ou Hadad.

 

O FUTURO DE TURATTI

O suplente de deputado estadual Rodrigo Turatti (PSL) não esconde que “se sente abandonado pelo partido que defendeu em 2016”.

Por isto, pelo menos 5 partidos de Araranguá já sondaram a possibilidade de tê-lo em suas fileiras.

Dias atrás recebeu telefonema de Cláudio Vignatti, presidente estadual do PSB, com uma sondagem sobre a possibilidade de trocar um L por um B.

Turatti foi procurado pelo coordenador regional do PSL, Valter Tiscoski, a pedido do presidente estadual, deputado federal Fábio Schiochett (PSL).

Turatti e Schiochett se encontram na capital na próxima semana.

Ele deve decidir seu futuro até o final do mês de Abril.

 

FALTA O FEDERAL

Tiscoski confirma que os 3 nomes apontados pela coluna, Turatti (Araranguá), Arnildo Steckert Jr (Turvo) e Jonatã Coelho (Balneário Gaivota), são, por ora, os 3 pré-candidatos a estadual pela Amesc.

Na conversa de Florianópolis, na semana que vem, o PSL irá falar que precisa de uma candidatura a deputado federal pelo partido na Amesc/Amrec.

“Não tivemos essa conversa. Turatti é candidato no que quiser”, adiantou.

Isto porque o deputado federal Daniel Freitas (PSL) deverá mudar de sigla em acordo com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

 

NÃO VAI PARA O PSB

O ex-prefeito de Araranguá, Sandro Maciel (PT), sondado para ir para o PSB, deverá se encontrar na sexta-feira (9) com o presidente estadual Cláudio Vignatti, que cumpre agenda o Vale do Araranguá.

Ele irá declinar do convite, não tem intenção de ser candidato em 2022, portanto não necessidade de pensar nisto agora.

 

CONTRA SER GOVERNO

Sandro fica no PT e deverá defender internamente que o partido não ocupe cargos no governo de César Cesa (MDB), já que o partido apoiou Daniel Viriato Afonso (PP) nas eleições de 2020.

 

RESPIRADORES PARA O HDJ

Deu resultado a campanha capitaneada pelo prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos (PSDB), e por empresários da região.

Nesta quinta-feira (8), às 13h30min, no saguão de entrada da Prefeitura, serão entregues dois (2) respiradores ao Hospital Dom Joaquim.

 

MAIS SEGURANÇA

A empresa Net Vale atende a 12 municípios, entre eles Araranguá, Turvo, Ermo e Forquilhinha. Agora irá atender Balneário Gaivota.

A empresa irá implantar 6 câmeras de vídeomonitoramento em pontos que serão definidos pelos órgãos de segurança. Em regime de comodato, são R$ 600,00 mensais x 10 meses, o que dá 36.000,00.

A empresa tem provedor próprio, faz armazenamento de dados na Europa, Estados Unidos, Ásia e Brasil, os chamados back up.

Além disso, a empresa banca a energia elétrica, a manutenção das câmeras, o projeto junto à Celesc, a Internet, e a depreciação dos equipamentos.

Das 6 câmeras, 2 delas tem sistema leitor de placas, todas interligadas a Secretaria de Estado da Segurança Pública, em todo o estado, com o sistema integrado de monitoramento.

Além disso, o sistema da empresa é homologado pela SSP.

 

CÂMERAS DE SEGURANÇA

Lá pelo ano de 2010 iniciou em Santa Catarina o projeto Bem-te-vi de Videomonitoramento Urbano, elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Em uma década, foram feitos investimentos milionários em torno de 150 municípios catarinenses.

De lá pra cá, a mudança da tecnologia foi muito grande e por causa do alto custo de manutenção do sistema. O que se vê são equipamentos sucateados.

 

USINAS FOTOVOLTAICAS

Está aberto no site https://manrubialeiloes.com.br/ um lote de projetos de Usina Fotovoltaica de baixa tensão. O lance inicial é de R$ 230 mil cada, e a data limite para os lances é dia 14/04/2021.

As propostas são para a aquisição do Projeto de Usina Fotovoltaica – Usina Sol Brilhante Sul Catarinense/SC; e Projeto de Usina Fotovoltaica – Usina Tribo do Mel/SC, na Praia da Caçamba; ambas em Balneário Arroio do Silva.

A empresa Becker projetou; desenvolveu todo o processo e é o epecista. De acordo com o empresário Elves Becker o PPA de venda da energia já está definido. São clientes desde Joinville, Itapema, Camboriú e Blumenau. “A Becker vai entregar Usina Tunkey chave na mão para o investidor”, conta.

 

DIA DO JORNALISTA

As jornalistas Natália Silveira e Luana Mazzuchello, que se formaram juntas na Faculdade SATC em 2018, comemoram juntas neste 7 de Abril o Dia do Jornalista. Ambas apresentam todos os dias, das 9 às 10 horas da manhã, o Programa Conexão Sul, uma parceria da Rádio Som Maior com Post TV.

 

COBRE AS FÉRIAS

A suplente Fabrícia Pereira Scremim assumiu a vaga no Conselho Tutelar de Araranguá, primeiro da conselheira Francine e agora na da conselheira Sidnei Cristiano.