Search

Os movimentos do Zé; PDT com federal na Amesc?; PSD terá nome ao governo de SC; e mais

ZÉ MILTON SE MOVIMENTA NA AMESC

O deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP) se reuniu em Sombrio com os 5 prefeitos do PP da Amesc – de Timbé do Sul, Beto Biava; Morro Grande, Keio Olivo; Passo de Torres, Valmir Rodrigues; de Turvo, Sandro Cirimbeli; e de Praia Grande, Fanica Machado; além do vice-prefeito de Turvo, Oswaldo Fávaro.

Trataram das necessidades de investimentos e do andamento da licitação da SC–108 (Jacinto Machado a Praia Grande), da Usina de Asfalto (Passo de Torres, Praia Grande, São João do Sul, Santa Rosa do Sul); da ampliação dos leitos de UTI’s no Regional de Araranguá e do HDJ em Sombrio, da ponte sobre o Rio Araranguá.

No campo eleitoral, o PP está tratando da mobilização do PP para 2022 ouvindo os presidentes municipais. O partido quer promover debates, encontros com simpatizantes e militantes, de forma virtual.

Zé Milton, aliado de Carlos Moisés (PSL), terá sua vida facilitada nas eleições de 2022 caso o governador retorne ao cargo. A tendência é de formação de uma dobradinha com Jorge Boeira (PP), que deve voltar a buscar cadeira na Câmara Federal.

 

DIEGO X MINOTTO

Além de uma candidatura do PT de Araranguá a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que deve ser de Jair Anastácio, o Poder Legislativo poderá ter uma candidatura a Câmara Federal.

O presidente do Legislativo, vereador Diego Pires (PDT), avalia a possibilidade de ser o nome do partido no sul do Estado para formar uma dobradinha com Rodrigo Minotto (PDT), que deve tentar sua terceira eleição a deputado estadual.

 

NOMES PESSELISTAS

Estão na lista de possíveis candidatos do PSL a uma vaga para o parlamento catarinense três nomes na Amesc: Rodrigo Turatti – Araranguá; Arnildo Steckert Júnior – de Turvo; e Jonatã Coelho – atual vice-prefeito de Balneário Gaivota.

 

OPÇÃO DA ESQUERDA

O PSB da Amesc apresentou Alex Bristot como pré-candidato a deputado estadual, em dobradinha com o Fábio Brezola, de Criciúma, a Federal.

 

NOME DO MDB

O MDB deve ir para a disputa com o deputado estadual Tiago Zilli, que deve dobrar com Luiz Fernando Vampiro, de Criciúma. Em princípio, o MDB terá apenas um nome para a Câmara Federal no grande Sul.

 

RETORNO DO BANHA

A primeira sessão da Câmara de Araranguá do mês de Abril, foi marcada pelo retorno de Ozair Banha da Silva (PT), ex presidente do Poder Legislativo, ao parlamento araranguaense. Ele fica por 30 dias na licença de Jair Anastácio (PT), que abre ainda mais 30 dias para a segunda suplente Sayonara Araújo Pessoa (PT).

A Mesa Diretora também teve o segundo secretário Douglas Michels (PP), por causa da ausência de Jorginho Pereira (PP), que é o primeiro secretário. Com a licença de Jair, Márcio Tubinho (PP), responde pela vice-presidência.

 

ACORDO MANTIDO

O vereador Diego Pires (PDT) reafirma na sessão que Jair Anastácio (PT) não será presidente da Câmara de Vereadores somente se não quiser. Por ele, o acordo será mantido independente de o PT definir “embarcar no governo” de César Cesa (MDB).

 

PSD TERÁ CANDIDATO EM 2022

Esta foi a tônica da conversa, nesta terça-feira (6), entre 3 possíveis candidatos a governador de Santa Catarina filiados ao PSD, ex governador e ex senador Raimundo Colombo (PSD); ex prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes (PSD); e o atual presidente do partido, deputado estadual Milton Hobbus (PSD), que foi secretário da Defesa Civil de Colombo.

 

E OS LEITOS DE UTI COVID?

A deputada Geovania de Sá (PSDB) falou com a secretária da Saúde de Santa Catarina, Carmem Zanotto, colega de Câmara dos Deputados, sobre os leitos de UTI Covid que, de acordo com anúncio feito pelo Governo do Estado no último 25 de março, já deveriam ter sido implantados no Vale do Araranguá – 20 no Hospital Regional de Araranguá (HRA) e 10 no Dom Joaquim, de Sombrio.

Geovania estava acompanhada da deputada federal Norma Pereira, que assumiu a vaga de Zanotto.

 

“TÁ NO JOGO”

De acordo com o advogado de Marcos Colares (PTB), candidato a suplente da chapa 2 para o Conselho Fiscal da Cooperativa de Eletricidade de Jacinto Machado, a chapa não foi indeferida. Isto porque o estatuto da Cejama prevê que as chapas apresentadas são recebidas e analisadas pela comissão eleitoral.

No entanto, de acordo com Jefferson da Costa Dannus, até o momento, não houve pronunciamento. A chapa foi apresentada, mas como a assembleia extraordinária foi cancelada por causa da pandemia, a chapa 2 espera que seja deferida e que participe assim que houver eleição.

 

PSL E A SAÚDE

A reunião do PSL, que aconteceu em Maracajá dia 17 de Fevereiro, começa a dar frutos. Foram entregues vários ofícios ao presidente estadual do PSL, o deputado federal Fábio Schiochett, aliado do governador afastado Carlos Moisés da Silva (PSL). O prefeito Evandro Scaini (PSL) foi informado por Schiochet que a Prefeitura de Balneário Arroio do Silva irá receber em Abril R$ 350 mil para gastar na área da Saúde. Foi um pedido dos vereadores Alan da Silva (PSL) e Elvio Zocche (PSL).

 

SEGUE NA SANTUR

Mesmo com o afastamento de Carlos Moisés, o ex prefeito de Praia Grande, Henrique Mattos Maciel (PSL) segue na diretoria de Planejamento da Santur.  “[…] Quanto ao futuro, não sabemos ainda. Estamos trabalhando forte, representando o Sul, e focado no desenvolvimento do turismo catarinense. Essa é a missão! Ficamos a disposição do Governo. O Turismo não pode parar”, contou.

 

VAI PARA A EMBRATUR

A advogada Júlia Zanatta (PL) carregou a bandeira do bolsonarismo nas eleições de 2020, como candidata a prefeita de Criciúma, ficou em terceiro lugar com 7,03% dos votos, contra 10,82% do Dr. Aníbal; e 72,36% do prefeito reeleito Salvaro (PSDB).

Agora, veio a compensação. Foi indicada para ocupar uma gerência regional da Embratur.

 

FESTA DO COLONO CANCELADA

A administração municipal de Turvo decidiu cancelar a edição de 2021 da Festa do Colono, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Como em 2022 tem a Festália, a Festa do Colono deverá acontecer em 2023.

A decisão acontece em virtude da grandiosidade do evento (mais de 100 mil visitantes), que precisa de um tempo maior para preparação de todos os preparativos.

 

VICE-PRESIDENTE DA FECOAGRO

Onze cooperativas, que fazem parte da Federação das Cooperativas Agropecuárias de SC – Fecoagro, se reuniram em assembleia geral semipresencial e escolheram os novos membros do Conselho administrativo e fiscal.

O Presidente da Cooperativa Regional Itaipu, Arno Pandolfo, foi eleito presidente da Federação até 2024; na vaga de Cláudio Post, presidente da Cooperativa Regional Auriverde. Vanir Zanatta presidente da Cooperja de Jacinto Machado é o novo vice-presidente.

 

HOMENAGEM PÓSTUMA

O deputado Santini solicitou à bancada federal gaúcha, via deputado Marcelo Moraes (PTB), e ao líder da bancada nacional do PT, deputado Nivaldo Albuquerque, que dessem início ao processo para emprestar o nome do ex-prefeito “José Paulo de Almeida” ao trecho da BR 285/RS entre os municípios de Bom Jesus a São José dos Ausentes.