Search

Racismo e a luta pela igualdade na sociedade do século XXI

O racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Tomando forma em ações sociais, práticas ou crenças, fazendo da cor da pele um adjetivo superior ou inferior na sociedade.

Em pleno século XXI ainda podemos ver, presenciar ou ouvir falar sobre o racismo, mesmo após muitos anos de luta por igualdade há ainda diversas barreiras a serem desconstruídas na sociedade com a relação ao tema.

Segundo Maressa Guimarães Martins, design de interiores e também uma mulher negra, o preconceito vem sendo desconstruído aos poucos. “Sabemos que os negros, tem sim dificuldades em meio a sociedade, independente da classe social, porém comparado aos nossos avós, conquistamos um acesso maior a escolaridade, e é dessa forma que vamos conquistando o nosso espaço, nossa autoridade e nossa voz na sociedade”, afirma Maressa.

Caroline Anastácio dos Santos, advogada, destaca que injúria e racismo são considerados crimes. “O crime de injúria racial está previsto no artigo 140, onde se enquadra quando alguém, ofende a dignidade ou o decoro. Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. A pena para esse crime é reclusão de um a três anos e multa. Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997”, relata a advogada.

Ela também refere-se ao crime de racismo que é diferente do crime de injúria. “No artigo 1º da lei 7.716/89 serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”, finaliza Caroline.

Por: Luka Luchtemberg

Foto: Ilustração