O prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo, o Keio, do Progressistas, tem motivos para comemorar. Isto porque, ao lado de Ermo e Maracajá, o município é um dos três municípios da Amesc que já não tem mais casos ativos do novo coronavírus.
Em Morro Grande, além dos casos estarem zerados desde o dia 22 de janeiro, ainda não houve nenhum registro de morte.
PROJEÇÕES
Em uma visita ao gabinete do prefeito Keio, em Janeiro, foi possível saber o que ele pensa para o seu terceiro mandato como comandante do município que faz divisa com apenas 3 dos 15 municípios da Amesc: Timbé do Sul, Turvo e Meleiro.
O prefeito pensa em alternativas de investimento com vistas ao desenvolvimento econômico, que possam tornar o município menos dependente dos repasses de ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O município fez uma série de obras de infraestrutura para melhorar a mobilidade urbana e o acesso ao interior, na gestão do antecessor, ex prefeito Valdionir Rocha (PSD). Para tanto, foi usada uma linha de crédito junto ao Badesc, no valor de R$ 2 milhões. Além disso, existe um parcela mensal a ser pagar para o pagamento do novo prédio do Poder Executivo, onde foram investidos em torno de R$ 1,8 milhão.
“A aquisição do prédio do novo paço municipal significou o fim do aluguel do antigo prédio e de outras estruturas municipais que passaram a atender em um só local”, justifica Kéio.
PAVIMENTAÇÕES
Sobre a possibilidade de investir em pavimentação própria, o prefeito disse que ainda não é possível para Morro Grande, que só seria viável se fosse no modelo de consórcio, firmado por Jacinto Machado, Turvo e Timbé do Sul para aquisição de uma usina de asfalto.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO
Morro Grande tem um atuante Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), onde são debatidos os investimentos a serem realizados. Uma das metas do prefeito é focar em turismo.
“Temos pelo menos R$ 1 milhão em investimentos em turismo, atividade que pode servir para incrementar o movimento econômico”, aponta Olivo.
O município é um dos 7 pertencentes ao Geoparque Caminho dos Cânions.
Ainda, o Comtur auxilia nos trabalhos, para criação e manutenção de um cadastro municipal com todas as empresas que possam atuar neste setor.
Há a possibilidade de criação de feiras itinerantes para exposição de produtos da terra, em diversas comunidades do município.
Morro Grande tem diversas entidades que participam das chamadas câmaras técnicas.
EMPREGO E RENDA
Outro tema que é sempre perguntado é sobre o futuro da empresa JBS, que manteve apenas a produção de ração na planta de Morro Grande. A empresa que já empregou mais de 1.000 trabalhadores, agora gera em torno de 60 empregos diretos.
Na gestão passada, aconteceram conversas entre a Prefeitura e representantes de empresas chinesas interessadas em adquirir a planta, mas as negociações não se concretizaram.
Outro fator que ainda precisa de observação é a saída do secretário de Agricultura e Pesca, Ricardo Gouveia, que deu lugar ao deputado estadual Altair Silva (PP). O prefeito deverá refazer os contatos para atualizar o novo secretário da pasta sobre a importância do tema para o crescimento de Morro Grande e municípios vizinhos.
NOVOS ACESSOS
O município de Morro Grande fez um anel de contorno viário para retirar o trânsito da área central, com um novo trevo que liga o centro a comunidade de Três Barras.
O município tem asfaltada a estrada do Rio do Meio, em que faltam apenas 5 km para chegar a Nova Veneza, e 8k para a comunidade de Vila Maria.
Há conversas com o município veneziano para pavimentar este acesso.
Há também necessidade de asfalto na estrada da Sanga das Pedras, Santa Bárbara, onde fica a Posada Saltinho, de João Peron.
Há necessidade uma ponte em Nova Roma.
No trecho da Madre Gertrudes, falta apenas 1 km até Timbé do Sul.
Morro Azul – Morro Chato – BR-285 faltam 11 Km (chega a 1 km do trevo onde a Setep está atuando, na pavimentação da Serra da Rocinha).
Na Estrada Geral São Bento, foi feita uma base. Faltam 3,5 km até o Picadão, divisa com Timbé do Sul. Há um acordo firmados com o prefeito Roberto Biava (PP) para que cada município entre com três máquinas cada para fazer a ligação definitiva entre os municípios.
Há interesse ainda de fazer a ligação Linha Rosani – Boavista – Meleiro.
O município investe pesado no levantamento das vias e criação das bases para pavimentação.
“Vamos buscar recursos de emendas para executar asfaltamento. Os projetos tem um custo, normalmente, de 20% para os projetos, 15% para estrutura física (base, sub base, meio-fio, etc), e apenas 5% em dinheiro (contrapartida)”, raciocina Keio Olivo.
NOTAS DA COLUNA
- Na Amesc, Morro Grande não faz parte do CIMGEPA, Consórcio Multifinalitário para (entre outras coisas) a conservação das estradas estaduais. Na verdade, foi uma forma de o Governo do Estado passar a responsabilidade para os municípios, que antes era do Deinfra.
- O Ministério Público do Trabalho acompanha de perto a empresa afim de manter os trabalhadores com os pagamentos em dia.
- Uma mudança no modelo de aviários (dark) fez com que houvesse novamente interesse no setor.
- Extraoficialmente o valor da planta da JBS em Morro Grande é estimada em R$ 64 milhões.