Search

COLUNA EVERALDO SILVEIRA: Conclusão de obras federais em Araranguá;

VISITA À CAIXA FEDERAL

O Secretário de Planejamento, Emerson Almeida, esteve na manhã desta quinta-feira, dia 21, na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Criciúma, acompanhados dos engenheiros Guilherme Michels, Cristiano Coral e Monique Crepaldi, para que a comitiva tomasse conhecimento de algumas obras que estão em andamento em Araranguá.

Os representantes da Prefeitura foram se inteirar sobre a Arena Poliesportiva; unidade de resfriamento do leite da Região das Areias; e sobre a ciclovia, na ARA-227, ligação com o Morro dos Conventos.

 

COMO ESTÃO AS OBRAS?

A Arena precisa de alguns investimentos para conclusão das obras, como a questão dos muros, a transformação das raias e do campo em tamanho oficial, e o estacionamento.

A ciclovia é uma novela que iniciou no governo de Sandro Maciel (PT) – 2013/2016, passou pelo governo de Mariano Mazzuco (PP) – 2017/2020 – e chega ao governo de César Cesa (MDB) – 2021/2024.

Enquanto isto, Meleiro fez ciclovia no trevo de acesso ao município; Turvo fez em 3 pontos da BR-285, antes da chegada do portal de entrada da cidade e mais à frente na Vila Contessi, e paralela à SC-108; Jacinto Machado fez na SC-108 desde a comunidade de Último Rio; Ermo está fazendo antes da chegada ao centro; e por aí vai.

Outro investimento importante para o setor o agronegócio é unidade de resfriamento do leite. Com ela, os produtores de leite da região podem passar a fazer um processo que hoje é feito na região da Amrec, e passar a entregar direto sua produção para as indústrias.

 

ARROIO COM CERTIDÃO

Nesta quinta-feira (21) o prefeito Evandro Scaini (PSL) anunciou que está em dia com a Procuradoria Federal do INSS e Balneário Arroio do Silva.

As obras da Beira Mar Norte (norte) e da Avenida Getúlio Vargas (Sul) podem continuar, podem ser feitas as medições para pagamento das empresas contratadas nas obras do Programa Avançar Cidades.

 

PRÓXIMOS PASSOS

No quesito obras de infraestrutura Morro Grande está sem dúvidas muito bem servido. O anel de contorno viário e uma série de obras feitas em torno dele, próximo à EEB Ana Machado Dal Toé, ajudaram a desviar o trânsito pesado da área central do município. O ex-prefeito Valdo Rocha (PSD) deixou o terreno preparado para o prefeito Keio Olivo (PP), que deve investir em desenvolvimento socioeconômico, turismo e geração de empregos e renda, como principal foco.

 

AVALIAÇÃO DO PODEMOS

Membros da Comissão Executiva do Podemos de Araranguá foram até Florianópolis nesta quinta-feira (21) para uma reunião de avaliação das últimas eleições junto da Executiva Estadual. Também ouviram quais as intenções do partido para o futuro. Ficou agendada para a próxima terça-feira (26) uma reunião com toda a Executiva para avaliação local do pleito em que o partido reelegeu Luciano Pires (Podemos). As informações serão encaminhadas à instância estadual.

 

CIS AMESC: ADIADO

A reunião marcada para esta quinta-feira (21) para tratar do Consórcio Intermunicipal de Saúde foi adiada para a próxima semana.

 

JÚLIO MANTIDO NO CARGO PELO PARLAMENTO

O plenário da Assembleia Legislativa deliberou, no início da noite desta quinta-feira (21), pelo fim da prisão domiciliar e manutenção do cargo de deputado estadual e presidente do Poder Legislativo de Santa Catarina a Júlio Garcia (PSD). A decisão era da juíza federal Janaína Cassol Machado.

E foi uma votação bem consistente. 40 dos 35 presentes – 30 deputados votaram com o parecer do relator Kennedy Nunes, do mesmo partido de Garcia, o PSD; 3 apenas votaram contra e 2 se abstiveram de votar. Fernando Krelling argumentou que não deu tempo de ler o processo de mais de 600 páginas.

O fato é que os deputados reconhecem a liderança política de Júlio Garcia, além de terem analisado que faltam apenas alguns dias para encerramento do mandato da atual presidência.

O vice-presidente Mauro de Nadal (MDB) está mapeado para ser o próximo presidente do parlamento catarinense. Afastar Garcia seria apenas antecipar apenas em alguns dias o mandato.

 

UNESC NO CONSELHO

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc toma posse no Conselho Regional de Contabilidade de SC. Doutora Milla Lúcia Ferreira Guimarães assume como Delegada Representante do CRCSC em Criciúma. O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) empossou, nesta quinta-feira (21/1), a gestão que comandará os trabalhos da instituição no mandato 2021 – 2024.  Milla atuará como delegada representante do Conselho de Criciúma e mais Balneário Rincão, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso e Urussanga. Conforme a coordenadora, as Delegacias Regionais são escritórios que visam a descentralização das atividades do Conselho para maior eficiência, especialmente quanto ao registro, fiscalização e atendimento ao profissional da contabilidade. A cerimônia de posse foi realizada de forma virtual e conduzida pela presidente do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães.

 

PRATA DA CASA

O Edivaldo Dondossola, repórter da Rede Globo de Televisão, foi o convidado para uma sala virtual nesta quinta-feira (21), promovido pela EcoCria Unesc, coordenado pela jornalista Caroline Bortot. O jornalista está com a carreira em plena ascensão.

 

MUDANÇAS NO TRE-SC

Em solenidade restrita, na tarde desta quinta-feira (21) foram empossados o novo juiz do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, o desembargador Federal Paulo Afonso Brum Vaz, na classe de juiz federal, e os juízes substitutos do Pleno: o juiz federal Sebastião Ogê Muniz, na classe Juiz Federal; e a advogada Ana Cristina da Rosa Grasso, na classe Jurista. Na sala do Pleno, entre as autoridades, apenas o presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, o vice-presidente do Tribunal, desembargador Fernando Carioni, o procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, e os empossados. Os demais integrantes do Pleno, autoridades e convidados participaram por videoconferência.

 

GOVERNADOR NO PRESÍDIO

Carlos Moisés visita novo Presídio Masculino de Tubarão e entrega equipamentos para unidades prisionais nesta sexta-feira (22).

 

MORRE FLARIS ALTHOFF

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma – Acic, em nome de toda a diretoria e associados à entidade, em nota, lamentou profundamente o falecimento de Flaris Althoff e se solidarizou com a família e amigos do empresário. Pai, esposo, avô, amigo, Althoff eternizou seu legado de empreendedorismo em prol do desenvolvimento socioeconômico de Criciúma e região, atuando no ramo supermercadista.