Search

Parque Ecológico de Maracajá reabre ao público nesta quinta

Uma boa notícia aos adoradores da natureza, a Administração Municipal de Maracajá anuncia para esta quinta-feira, dia 14, a reabertura do Parque Ecológico Municipal Prefeito Thomaz Pedro Rocha. O Parque estava fechado desde novembro devido a recomendação do decreto estadual. O local reabre ao público com algumas medidas de segurança adotadas devido à pandemia do novo CoronaVírus.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Maracajá, Geraldo Leandro, o local passou por uma limpeza geral e para os próximos meses receberá melhorias. “Todos os quiosques e bancos foram lavados e a grama cortada. Deixamos tudo limpo e organizando para receber os visitantes”, disse.
Geraldo relatou ainda que já estão estudando as melhorias para o espaço. A ideia da Administração é reformar as trilhas, adequar os quiosques com churrasqueiras novas, implementar a produção de plantas ornamentais e nativas e reformar os viveiros, que segundo ele recebem animais apreendidos pela Polícia Ambiental na região Sul. “Além disso, os planos são ainda maiores, com a construção de um mirante e de uma imagem do padroeiro dos animais, São Francisco de Assis”, comentou.
Também está nos planos da Administração implantar no Parque a Feira do Clube de Mães, que é um projeto da primeira-dama, Claudete Rocha Brambila.
Segurança
O prefeito de Maracajá, Anibal Brambila, esteve nesta quarta, dia 13, visitando o Parque Ecológico, onde solicitou ao Secretário de Meio Ambiente e Turismo que sejam tomadas todas as medidas de prevenção ao Covid. “A nossa região saiu do estado gravíssimo em relação à pandemia, porém não podemos descuidar e será obrigatório o uso de máscaras para entrar no Parque, e instalamos álcool em gel em pontos estratégicos”, informou Brambila.
A Administração solicita a todos que cumpram as recomendações, para que o espaço siga aberto ao público. “O Parque Ecológico é o nosso principal ponto turístico, queremos que as pessoas venham para nossa cidade e possam usufruir de toda natureza e beleza que o local oferece”, enfatizou o prefeito.
O horário de atendimento do Parque é de terça a domingo – das 9h às 17h.
Entrada
Os moradores de Maracajá são isentos da cobrança, mas devem solicitar a carteirinha pelo WhatsApp 3523-0420 ou diretamente no Parque. Os visitantes de outras cidades pagam R$ 5,00 e crianças até 4 anos não pagam. Estudantes e idosos pagam meia entrada.

Estrutura
O Parque Ecológico situa-se às margens da BR-101, altura do quilômetro 403, e é considerado um dos principais patrimônios naturais do Sul de Santa Catarina, em uma área de 112 hectares de Mata Atlântica original, com árvores frondosas, aves, animais da região, entre eles, macacos-prego. O local conta ainda com duas trilhas – sendo uma suspensa no meio da mata, com cerca de 1200 metros -, trilha ao redor do Parque de cerca de 5 quilômetros, playground para as crianças, quiosques e churrasqueiras para passar o dia com a família, campos de futebol, vôlei, espiribol, amplo gramado para fazer piquenique, Centro de Eventos e um restaurante.