Search

Covid: Secretários municipais alertam para colapso no sistema de saúde em SC

Na última quarta-feira, dia 25, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC) divulgou uma nota demonstrando preocupação com o grande avanço do Coronavírus no Estado. Os secretários escreveram que o sistema de saúde em Santa Catarina estaria em risco de um “iminente colapso”, e “nem Estado e, menos ainda, os municípios dispõem de equipes suficientes para atender” o número crescente de pacientes. 

Segundo o Cosems, com o aumento no número de regiões em risco gravíssimo para Covid nesta semana e a capacidade das UTIs ocupada em mais de 80%, o governo do Estado tem se preocupado com flexibilizações como a volta às aulas, o que poderia acelerar ainda mais o contágio em território catarinense.

Para tentar frear contágio, o Cosems/SC sugere que o Executivo se baseie em orientações científicas para tomar medidas, e que volte a fazer campanhas nos veículos de comunicação e redes sociais para conscientizar a população a adotar práticas de higienização, de atenção para o distanciamento e do uso de máscaras, e também, que a população colabore e siga as recomendações das autoridades.