Search

Região recebe workshop sobre Teatro de Animação

A região da Amesc recebe a partir desta quinta-feira, dia 26, um workshop gratuito sobre Teatro de Animação. O projeto chamado Conhecendo o Teatro de Animação, do ator e pesquisador Igor Gomes, é vencedor do Prêmio Aldir Blanc e uma oportunidade para professores, artistas e interessados para aprimorar sua expressão artística.

Formado em Artes Cênicas, Igor sempre teve uma predileção por animações, como fantoches, e conheceu na universidade o Festival Internacional de Teatro de Animação, o Fita. “Sempre fui fascinado por esse universo lúdico que essas técnicas representam, e encontrei como ator possibilidades muito interessantes”, conta.

A partir disso, ele começou a desenvolver oficinas voltadas a difundir mais esse tipo de arte, que vem ganhando mais visibilidade no sul catarinense. “Mesmo assim, percebo que chega muito pouco. O workshop nasceu dessa proposta de expandir essa linguagem, e também pensando nesse olhar para o cotidiano, porque a própria pandemia tem nos sensibilizado de trazer essas coisas mais para o cotidiano”, propõe.
Igor diz que a arte pode ser desenvolvida em qualquer cenário, até mesmo com objetos do dia-a-dia. “O teatro de sombras, por exemplo, traz um olhar diferente para a luz. Uma árvore refletida em uma parede, já tem toda uma poesia”, continua.
Uma das técnicas que ele apresentará no workshop é o Teatro de Lambe-lambe, criado no Brasil e que acontece em miniatura. “Geralmente, acontece dentro de uma caixa, apresentado para um único espectador, e confidencia essa troca entre o manipulador/ator e o espectador sozinho”, relata.
Ele acrescenta que não só interessados no tema, como também professores podem acompanhar o evento e aprender sobre esse tipo de arte, que pode ser aplicado nas escolas. 
A expectativa do ator é que os três encontros do workshop sejam introdutórios, para que o público conheça e se apaixone pelo teatro, olhando para o cotidiano de forma mais sensível. “Às vezes a gente está tão preocupado e olhando outras coisas, outras direções, que o simples, que está ali, de fácil acesso, não ganha a poesia que pode ganhar”, conclui.
A oficina ocorre entre os dias 26 e 28 de novembro, de forma online.