Search

Praia Grande: Fanica (PP) lidera com 60,33% dos votos válidos

O Jornal Enfoque Popular e o Jornal Voz do Sul contrataram uma pesquisa junto à empresa Pop Pesquisas para conhecer as intenções de voto do município de Praia Grande, localizado no chamado costão da serra, no extremo-sul catarinense.

 

Entre outras perguntas, os eleitores responderam: Se a eleição para prefeito e vice de Praia Grande, fosse hoje, em qual dessas duplas, você votaria?

  

 

Fanica (PP) e Rodrigo Mariani (PSDB) foram citados por 60.33% dos eleitores entrevistados, enquanto Adelirio (MDB) e Irineu Citadin (MDB) foram lembrados por 39.67%, desconsiderando os 3,70% que disseram que iriam votar em branco; e outros 6.67% que preferiram não saber responder ou não saber em quem votar.

 

 

Detalhes da pesquisa

 

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SC-05459/2020, tinha como objetivo conhecer as intenções de votos dos eleitores locais. Foram ouvidas 270 pessoas entre os dias 3 e 4 de Novembro.

A estatística responsável é Usiara Brito, que está inscrita no CONRE sob o número 8.635.

 

 

Metodologia de pesquisa

 

Esta pesquisa tem por objetivo verificar a intenção de votos dos eleitores do município Praia Grande/SC, com relação aos candidatos à Prefeitura Municipal para o exercício de 2021 a 2024. Sendo o universo a ser pesquisado; eleitores e potenciais eleitores, ou seja, pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, o número total de eleitores cadastrados até setembro de 2020 é de 6.110 eleitores, conforme informação oficial do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). As entrevistas ocorrerão de forma intercept, elas, com entrevistas em ponto de fluxo no município Praia Grande, as entrevistas serão individuais e pessoais. Os entrevistados serão selecionados de acordo com o perfil do eleitorado, segundo a estratificação por sexo, a idade, grau de instrução e nível econômico, respeitando a representatividade de cada perfil.

 

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

 

O cálculo de amostra foi realizado através da amostragem aleatória simples, onde obtemos a amostra de 270 eleitores. A confiabilidade da amostra é de 95% de confiança, com a margem de erro de 5.8% (para mais ou para menos). As entrevistas ocorrerão de forma intercept, elas, com entrevistas em ponto de fluxo no município Praia Grande, as entrevistas serão individuais e pessoais. Os entrevistados serão selecionados de acordo com o perfil do eleitorado, segundo a estratificação por sexo, a idade, grau de instrução e nível econômico, respeitando a representatividade de cada perfil. 

 

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

 

A coleta de dados será realizada por uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente treinada para este trabalho. Após a coleta de dados, haverá uma fiscalização de 20% dos questionários in loco, para verificação das respostas e adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais.

Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019, A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada).

 

PESQUISA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA E ON LINE DO JORNAL ENFOQUE POPULAR DESTA SEXTA-FEIRA (13).