Search

Raniere Cardoso fala a Everaldo Silveira no ‘Nós Informamos, Você Elege’

Excepcionalmente, nesta quinta-feira, o ‘Nós Informamos, Você Elege’, entrevistará o candidato a vice-prefeito de Arroio do Silva, Raniere Cardoso. O cabeça da chapa é Daniel Motta, que teve de passar por uma cirurgia de urgência e não poderá comparecer, mas Cardoso também está inteirado das propostas da chapa e começa a entrevista falando de educação. O plano de governo prevê tratar a educação da base nas creches, e formar pessoas capacitadas para o mercado de trabalho. “Queremos que dali saiam profissionais e que as empresas possam vir para o Arroio”, pontua. Cardoso também comentou sobre o que chamou de “falta de organização” na atual gestão para promover um ensino com mais qualidade.

Ao falar de esporte, Ranieri pondera que o setor precisa de mais valorização. Sobre o ginásio da Praia do Golfinho, Ranieri disse que a estrutura foi mal feita e que a obra deveria ter sido mais pensada. “Para começar, jamais faríamos um ginásio ao lado de uma capela mortuária. Já pensou estarmos ali, em um evento, e ao lado alguém celebrando o luto? Além disso, ao passar por ali, é fácil ver. Aquele ginásio foi mal feito”, sentencia. Entrando no setor de cultura, Ranieri diz que é preciso mais espaço para promover eventos culturais. 

Falando de saúde, ele levanta a suspeita do desvio de remédios da farmácia pública do município, dizendo que só não denuncia de fato por não ter provas concretas e palpáveis. Ranieri também defende a informatização da saúde com um aplicativo, para combater as filas de espera. 

Sobre obras, Cardoso comenta sobre o Acesso Sul, alegando que este é uma prioridade que chega a ser um dever da gestão de Arroio do Silva. “Não vai só aumentar o emprego e renda na nossa cidade, como também vai facilitar a rodovia, o trânsito, traz mais visibilidade para a nossa cidade”, completa. Ele acrescenta que será necessário formar parcerias para trazer mais recursos para obras que resolvam, por exemplo, o problema do ‘Gargalo do Verão’.

No assunto saneamento, Ranieri é categórico ao dizer que o recurso para resolver o problema do esgoto em Arroio do Silva precisa de muito planejamento e de muito investimento. “Em um mandato só não faz”, sentencia, acrescentando que o problema é grave, mas que alguém precisa começar a fazer, já que isso impacta até na instalação de comércios na área central. Falando sobre a questão da instalação de água encanada, Ranieri defende que seja feita uma regularização para organizar a questão. 

O agronegócio também foi assunto na entrevista. Ranieri aproveitou para ressaltar a variedade de culturas produzidas no balneário, como pecuária e fruticultura, e defendeu a disponibilidade de máquinas para atuar no setor. Ele aproveitou para comentar sobre a fábrica de lajotas que seu plano de governo propõe, além de prometer a criação de uma cooperativa de reciclagem.

Ainda detalhando as características de Arroio do Silva, Ranieri diz que é preciso melhorar os acessos entre os municípios, para valorizar os terrenos e incentivar comércios.

Ao falar de turismo, Ranieri chama atenção para a falta de incentivo em eventos para trazer mais visitantes. “A praia é o principal atrativo. A nossa praia não é iluminada, pensamos em fazer parcerias com empresas, colocar quiosques, a nossa cidade não pode parar à meia noite”, detalha. Focando em utilizar o peixe para trazer mais visitantes, Cardoso fala em divulgar as “redadas de peixe”. Parar fazer tudo isso, Ranieri pretende fazer parcerias público-privadas para incentivar o setor. 

No tema segurança pública, Ranieri pontua que é necessário incentivar mais a Rede de Vizinhos, e acredita que informatizar os bairros mais carentes poderia ajudar a melhorar o segmento. “Quem sabe instalando um Wifi liberado, para ajudar essas pessoas a denunciar”, diz.

No social, Ranieri comenta seu projeto de através de contas de energia elétrica, arrecadar recursos para construir casas para famílias carentes. “Não é um Bolsa Família nem nada disso, é dignidade”, acrescenta. Ainda nesta área, Cardoso argumenta que Arroio precisa de projetos voltados para pessoas em vulnerabilidade e mulheres e crianças violentadas, algo que não existe no município.

Ao fim da entrevista, ele reforçou o desejo de evidenciar a praia como a melhor parte de Arroio do Silva, com projetos para todos os cidadãos em diferentes classes.