Search

Possíveis ganhos e perdas no PSD; PDT quer Anísio; mulheres e política; o jeito Mineiro de ser; e outros pitacos;

PSD BUSCA VEREADORES, E PODE PERDER SUPLENTES

A semana terminou com a informação de que três suplentes de vereador do PSD de Araranguá – dois que ocupam cargo no Governo Municipal – avaliam sair do partido.

Bruno Guimarães, que atua na Secretaria de Assistência Social – e é um dos braços da secretária Alice Aguiar na pasta; e Geraldo Mendes – que já foi vereador pelo PT e é diretor do Departamento de Trânsito; ambos avaliam a filiação no Progressistas.

O terceiro nome é do médico César Euzébio, o Dr. Cesinha – foi candidato a vice-prefeito em 2000 e a deputado estadual em 2002 pelo PT; e que estuda a possibilidade de buscar outro partido. Ele teria dito nos bastidores que não está muito confortável com a vinda de vereadores com mandato, porque reduz as chances de eleição. Ele teria dito ainda que acha complicado o momento, porque “nas hora difíceis” foi o atual grupo que segurou o partido.

No entanto, Jairo do Canto Costa, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, foi convidado a reassumir o comando com PSD com a missão de colocar o partido como o “fiel da balança” nestas eleições. E ganhou “carta branca” para isto. Em 2016, a chapa de vereadores do PSD perdeu somente para o PP e fez mais votos que o MDB.

Primeiro, Jairinho segurou o também ex-presidente da Câmara Giancarlo Soares de Souza (PSD), que estava descontente com a cúpula. Estava desconfortável porque fez campanha para deputado para o delegado Ulisses Gabriel, junto com Jairo Costa por sinal. Gian está de vice-presidente do PSD e a paz foi selada.

Aparadas as arestas, feitas as pazes com o grupo político de Júlio Garcia, o PSD passou a conversar com lideranças interessadas em disputar as eleições.

Foram feitas sondagens a pelo menos 6 vereadores (Belo (PP) – que deve ficar no PP; Neno Fontoura (Cidadania); Igor – que fechou com o PL; Jorginho (MDB), que está mais perto do PDT; Tano Costa (PP) e Vidrinho (PL) – estes dois já fechados com o PSD). De forma extraoficial até José Paulo Roldão (PSDB) foi sondado.

 

O QUE DISSE O PRESIDENTE?

A coluna, o presidente Jairo Costa falou destas articulações e do ato de filiação, previamente marcado para 26 de Março com a presença de Ricardo Guidi e Júlio Garcia:

“Tive uma conversa com o Cesinha na sexta (6)! Acho que ele permanece no PSD e com grandes possibilidades de ser candidato! O Geraldo e o Bruno estão avaliando qual o caminho melhor pra eles, que eu respeito e desejo sempre o melhor para os amigos! Independente de política, tenho uma admiração e respeito por eles! Quanto às novas filiações, não posso garantir nada. Estamos com expectativas boas! Vamos aguardar as últimas movimentações. Acredito que, se tudo se confirmar, vamos com um time forte, para dar condições de eleger de 3 a 4 vereadores!”.

 

PDT QUER ANÍSIO

Sexta-feira, numa mesma mesa, tomavam café em Araranguá, o coordenador regional do PDT, Airton “Barão” de Oliveira – ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá; Fernando Marcelino, que passou pelo MDB, PDT, PP e foi presidente do PROS, e é aliado de todas as horas de Rodrigo Turatti (PSL); o ex-vereador e candidato a prefeito pelo MDB em 2016, Anísio Prêmoli; e o ex prefeito de Turvo e ex secretário regional Herberto Afonso Schmidt (MDB).

De um lado, Barão e Fernando tentavam convencer Anísio que este é o momento para sair do MDB e dar um salto na carreira política. De outro, o ex coordenador regional do MDB, Heriberto Schmidt, que apostava que Anísio permanece no MDB.

O argumento provável de Barão é que no PDT, Anísio Prêmoli teria vaga garantida em uma chapa majoritária, já que o cenário aponta para 4 candidaturas: César Cesa (MDB); Mariano Mazzuco ou Daniel Viriato (PP); Primo Junior (PL) e Ricardo Ghellere (PRTB).

Anísio, por sua vez, desde sempre, acredita que a melhor chapa é César/Anísio em chapa pura como em 2012, e que defendia que fosse mantida em 2016. No MDB, a eleição de Anísio para vereador é tida como segura.

Por outro lado, o MDB de César, busca aliados, como o PSD por exemplo, e entende que uma chapa pura tem o poder de afastar partidos e até empurrá-los para o colo do PP governista.

 

MULHERES APENAS 12%

Dos 33 partidos regularmente registrados no Tribunal Superior Eleitoral, apenas 4 são presididos por mulheres. Por ordem numérica: 13/PT (Partido dos Trabalhadores) – Gleise Hoffmann; 19/PODEMOS – Renata Hellmeister de Abreu; 32/PMB (Partido da Mulher Brasileira) – Suêd Haidar Nogueira; 65/PCdoB (Partido Comunista do Brasil) – Luciana Barbosa de Oliveira Santos.

Ou seja, em 88% dos partidos, o comando está nas mãos de homens. É um reflexo da ainda baixa frequência das mulheres neste segmento.

Não por acaso, para que as mulheres ocupem uma cota mínima de 30% das vagas para disputar as eleições, precisa de uma lei para disciplinar isto.

 

DO JEITO MINEIRO

O PSDB tem um problema para administrar. Lançou o nome do vereador Sérgio Tavares Policarpo a prefeito, mas o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro da Farmácia (PSDB), na XXX Arrancada de Caminhões de Balneário Arroio do Silva falava como interessado em participar das eleições de 2020 como candidato.

Sobre a festa de 2021 disse Mineiro: “Se for eu o gestor, vou fazer mais e melhor”.

Ora, se ele não fosse pré-candidato diria que torce para o sucesso do próximo gestor, ou que estava com sensação de dever cumprido.