Search

ATUALIZADA: Primo Júnior deve anunciar a saída, mas PL tentará reverter a decisão

O fato político desta semana pós-carnaval será a definição do vice-prefeito Primo Júnior (PL), que, nos próximos dias, deverá oficializar a decisão de não participar das eleições. A expectativa é que neste final de semana a operação já esteja concluída.

Júnior ainda avalia o cenário, mas está conversando com as lideranças ligadasa ele, liberando-as do compromisso de apoiá-lo, o que sinaliza para desistência.

O vice-prefeito de Araranguá passou uns dias na Fazenda Primo I, em Barra do Bugres (MT), onde se reuniu com seu pai Primo Menegalli (PL), ex-prefeito de Araranguá. 

Debateram números de uma pesquisa eleitoral (de consumo interno) encomendada para medir a aceitação de uma nova tentativa de disputa por Primo, que já disputou três eleições. Gostaram dos números que viram. Testaram a dupla Primo Menegalli e Primo Júnior.  Os números são amplamente favoráveis.

Mas, Primo tem 86 anos de idade e quer começar a passar os negócios para Primo Junior, o que inviabiliza neste momento ‘dar atenção a uma eleição’.

Em 2018, Primo encaminhou a criação de uma holding para gerir os negócios da empresa e ela está em fase de conclusão. Primo Junior foi praticamente intimado pelo pai a assumir a direção da holding, que cuidará dos negócios da família (Agronegócios; Consórcio Menegalli; entre outros).

 

Crédito da foto Primo Júnior : Revista W3

 

1º DESDOBRAMENTO

O vereador Igor Gomes Batista (PV), que tinha projeto de se filiar ao PL para buscar a vaga de vice na chapa de Primo Junior (PL), não irá mais para o partido.

Igor abriu conversações para se filiar ao MDB, de César Cesa. Até cogitou o PSD, hoje presidido por Jairo Costa, mas o partido tem conversas com pelo menos 4 vereadores – Cristiano “Tano” Costa (PP); Adão Vieira “Vidrinho” dos Santos (PL); Jacinto “Belo” Dassoler (PP); e Neno Fontoura (Cidadania). E já tem Paulinho, o que inviabiliza esta operação.

 

2º DESDOBRAMENTO

Dentro do projeto montado por Daniel Viriato Afonso (PP), o vereador Neno Fontoura (Cidadania) também conversa com o PDT. João Abílio Pereira (Republicanos) pode ir para o PP ou PDT. Jorginho (MDB) também cogita ir para o PDT, mas pode ir para o Podemos.

Se forem ambos para o PDT, Diego Pires migra para o Podemos, que já perdeu alguns possíveis pré-candidatos como Guga de Castilhos (PL) e Daniel Bronstrup (PDT) e começa a ter dificuldades de montagem de uma chapa consistente.

Luciano Pires (PSB), está encaminhado para o Podemos, mas pode até ser um nome para vice, o que facilitaria a vinda de outros 2 nomes (Diego e Jorginho).

 

3º DESDOBRAMENTO

O senador Jorginho Mello (PL) contava que Primo Junior seria o candidato e abrigaria os dissidentes bolsonaristas.

Agora, o time de Bolsonaro, que apoiaria o PL, terá que procurar outro projeto. Ou se mantem no PL mesmo sem candidato a prefeito, ou buscam pouso no Republicanos, que deve estar na oposição a Mariano Mazzuco Neto (PP), desde que este esteja longe do PSL de Carlos Moisés.

 

4º DESDOBRAMENTO

A Coordenação Regional e Executiva Estadual do PL, ao tomar conhecimento da desistência de Primo Júnior pela coluna, se movimentaram.

Deverão baixar em Araranguá na próxima semana para falar com o vice-prefeito e para articular a montagem da nominata de vereadores, que hoje estaria com 16 nomes.

De acordo com uma liderança do PL, a ideia é demover Primo Menegalli Júnior de desistir e ainda filiar o vereador Igor (PV).

Márcio Búrigo e Jorginho Mello já estão com previsão de viagem para de reunir com Primo Pai em Mato Grosso, porque para o PL do Sul, a eleição de Primo Júnior é uma das prioridades.