Search

Volta às aulas: de olho no lanche da galerinha 

Rendimento escolar está diretamente relacionado à qualidade da alimentação. No Colégio Futurão, o lanche tem supervisão de uma nutricionista, especialista em educação alimentar.

Com a volta às aulas, preocupações comuns a todas as famílias com crianças em idade escolar voltam a pressionar um pouco mais o cotidiano dos pais e cuidadores. Garantir a presença do aluno na escola, fazendo com que se sinta motivado a aprender e descobrir as coisas do mundo com entusiasmo é um desafio permanente, e nisso, a alimentação saudável tem um papel fundamental.

 

Alimentação e Aprendizagem

A alimentação desempenha um papel decisivo para o crescimento e o desenvolvimento físico da criança em idade escolar, época em que ela passa por um acelerado processo de maturação biológica e do desenvolvimento sociopsicomotor.

Preocupados em garantir a alimentação saudável de seus filhos na escola, muitos pais têm demonstrado preferência em matricular seus filhos em instituições de ensino que oferecem a opção do cardápio balanceado, preparado para os alunos dentro da própria escola e sempre com a supervisão de um nutricionista. Além disso, os pais demonstram preferência em escolas que invistam na educação alimentar dos alunos, orientando-os e estimulando-os a praticar ações que interfiram positivamente na mudança e melhoria de hábitos alimentares.

A tendência é confirmada pela nutricionista Luana Pezente Teixeira (CRN 4348), que atua no Colégio Futurão, que atende crianças e adolescentes da Educação Infantil ao Ensino Médio em Araranguá. Segundo ela é crescente a procura da oferta do lanche produzido na própria escola. A nutricionista explica que a escola vem investindo cada vez mais na opção do cardápio semanal feito no Colégio, sempre focado em alimentos saudáveis e adequados às necessidades de cada idade. O acompanhamento diário das preparações dos alimentos na cozinha e a capacitação higiênico-sanitária da equipe de colaboradores e das professoras que participam das refeições e lanches vem sendo também uma prática permanente no Futurão, tudo para garantir aos estudantes uma dieta balanceada capaz de garantir a saúde, a concentração e a energia necessárias à aprendizagem dos alunos.

 

Educação alimentar em destaque também na sala de aula

Além da atenção à preparação dos alimentos na escola sempre com a supervisão diária da nutricionista, a equipe pedagógica multidisciplinar está colocando em ação neste ano letivo uma série de projetos voltados à conscientização, orientação e prática da alimentação saudável. Aulas de educação alimentar e orientação nutricional serão praticadas com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, com atividades como teatro, jogos, música e práticas de culinária – sempre remetendo à uma alimentação saudável, divertida e prazerosa. Nos Ensinos Fundamental II e Médio, serão desenvolvidas palestras sobre assuntos do cotidiano e de como melhorar a rotina de estudos através da alimentação.

O Projeto Lancheira Saudável– Minichefs consiste em aulas de culinária, onde a criança literalmente coloca a “mão na massa”, aprendendo e se divertindo com várias receitas e refletindo na aquisição de novos hábitos alimentares.

“É exatamente nessa fase, quando as crianças começam a fazer suas próprias escolhas alimentares, que devemos influenciar e sermos espelhos de boas condutas alimentares – tanto em família quanto na escola, e nesse sentido, o Colégio Futurão vem se empenhando em cumprir muito bem esse papel”, finaliza.