Search

Movimentos do PSL; Fernando do Sindicato no MDB; e outros pitacos

PSL TRABALHA PARA ESTAR NA MAJORITÁRIA

 Sob a coordenação de Juliano Jacques na Amesc e comando estadual do deputado federal Fábio Schiochett, os pesselistas se organizam para ter candidatos a prefeito em 10 municípios e a vice pelo menos 2. Ou seja, pelo menos 12 dos 15 municípios da região.

Araranguá: tem como pré-candidato Ricardo Ghelle e ainda Rodrigo Turatti, se precisar sair com chapa pura.

Maracajá –  ex vice-prefeito Anibal Brambila, o Garibaldi (PSD), é aposta do partido. Ele pode se filial até 4 de Abril para ser candidato a prefeito.

Balneário Arroio do Silva: o partido aposta na vinda do grupo do ex-prefeito Evandro Scaini, que na noite de quarta-feira (12) reúne seu grupo para definir a ida para o partido do governador.

O assunto foi tratado com o próprio Carlos Moisés, na última sexta-feira (7), com a presença do vice-prefeito Carlos Scarsanella, vereadores Alice, Lei e Élvio. O grupo está inclinado a deixar o PSD e ir para o PSL.

“Provável que após a decisão deverá ser montada uma equipe que irá tratar dos pontos com a sigla para depois tornar pública a posição do grupo”, adianta Evandro.

Na reunião, o grupo fez uma lista de demandas (medidas estruturantes) a fim de buscar o compromisso de Moisés: 7 km do Acesso Sul Araranguá-Arroio; Calçadão da Beira-Mar Norte; Ciclovia da SC-447 Araranguá-Arroio; e pavimentação da estrada do CTG Arroio-Araranguá.

 

ENCONTRO COM MOISÉS

Não há um encontro estadual do PSL, mas o governador Moisés convidou um grupo de lideranças que podem estar no projeto do partido, para estar na capital na sexta-feira (14) e sábado (15).

O prefeito licenciado de Praia Grande, Henrique Maciel (sem partido), está entre as lideranças convidadas. Scaini, se confirmar a filiação, também deverá estar lá.

 

COMARCAS DE TURVO-MELEIRO

O PSL está se organizando para estar em algumas das chapas majoritárias, com prefeito em 3 e vice em 1.

Ermo: o presidente Jessé Inácio Vieira é o pré-candidato a prefeito.

Jacinto Machado – o partido deve escolher entre Junior Amboni e Fernando Saretto, para tentar uma composição com o prefeito João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB), que hoje tem Aldo Brognoli (PL) como vice.

Timbé do Sul: o empresário Gilberto Carlos dos Santos de Carvalho (Buenas Churros) é o nome para prefeito.

Turvo: já tem comissão provisória, mas não tem definição sobre a participação nas eleições. Deve ter nominata para vereador.

Morro Grande: pode ter um nome para a majoritária, o convite foi feito, mas a liderança ainda não definiu se aceita, o que deve acontecer nos próximos dias. Até porque, o atual prefeito, Valdo Rocha, não pode concorrer e há espaços a serem ocupados na coligação.

Meleiro: deve ter apenas nominata de vereadores, sem nome para a majoritária.

 

COMARCA DE SANTA ROSA DO SUL

Sombrio: Clodoaldo Patrício trabalha para o candidato do PSL a prefeito. Disse que não abre mão de cabeça-de-chapa e pode ir de chapa pura.

Balneário Gaivota: o nome do partido é o corretor de imóveis Jonata Santos Coelho

Santa Rosa do Sul: Jones Cleiber da Rosa, o Xonga, deverá ser o candidato.

São João do Sul: o partido ainda trabalha para apresentar um nome e aposta que não haverá uma chapa de consenso.

Praia Grande: Henrique Maciel deverá se filiar nos próximos dias para concorrer à reeleição.

Passo de Torres: Toninho do Calçamento é o nome para composição a vice do prefeito Jonas Souza (MDB).

 

SEM CHANCE

Foi via gabinete (ainda em 2019) a consulta a Evandro Scaini (PSD) para uma possível ida para o PP ou PSDB de Balneário Arroio do Silva. Mas, ela não vale mais.

O PP está consolidando sua candidatura de Jairo Borges, e o PSDB filiou o grupo do prefeito Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães (PSDB). O PSDB está noutro caminho.

 

MESMO EMPRÉSTIMO

Na sessão de segunda-feira (10), os vereadores aprovaram por 8 x 5 a mudança da instituição bancária (Caixa no caso do empréstimo de R$ 10 milhões, Programa Finisa, que já havia sido aprovado em 2019.  

Votaram contra, Jair Anastácio (PT), Igor Gomes (PV), Vidrinho (PL), Tano (PP) e Diego Pires (PDT).

Fernando Espíndula (PC do B), que está na vaga de João Abílio (Republicanos), hoje da base governista, se absteve da votação, já que não era o vereador na época da votação que autorizou o Poder Executivo a contrair este empréstimo.

 

VAI PARA O MDB

Na entrevista que concedeu ao Programa Enfoque Político, da Post TV, o pré-candidato a prefeito Cesar Cesa (MDB), tratou o presidente do Sindicato do Servidores, Fernando Espíndola, como filiado ao MDB. Disse que juntos, estão até fazendo algumas visitas políticas.

 

NA HISTÓRIA

Luiz Herval Casagrande, primeiro candidato a prefeito pelo PT de Araranguá, em 1992, falou pelo partido na tribuna da Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (10) sobre os 40 anos da fundação do partido (10-02-1980).

Lembrou de lideranças do PT que já faleceram, como Nilson Mattos, que foi candidato a vice-prefeito, e mais recentemente Vanildo Darós, que também foi candidato a vice, e, Pedro Neves.

 

MDB 40 ANOS

O MDB também completou 40 anos de história, foi fundado em15 de Janeiro de 1980, na volta do período do pluripartidarismo. Até 1979 só havia a Arena, que deu origem ao PDS.

 

FALTA TRANSPARÊNCIA

O Conselho Consultivo do Hospital Regional de Araranguá está prestes a se esfacelar. Depois que o presidente Ricardo Assis Alves e o vice-presidente Djool Maçaneiro pediram exoneração, o mesmo caminho deverá ser feito pelos demais membros.

Queixaram-se do Governo do Estado pela falta de transparência nas informações, pela dificuldade de fazer a fiscalização do contrato de gestão.

 

SALA DOS MUNICÍPIOS

A reitora Luciane Bisognin Ceretta, recebeu o novo coordenador da Sala dos Municípios, o publicitário Dorvanil Vieira, que assume a função que era da professora Izabel de Souza, nova diretora da Unidade da Unesc em Araranguá.

A ideia é aumentar a interlocução entre a Universidade e os municípios. A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, reforça o papel da Unesc em relação aos municípios.

Antes de Dorvanil, a reitoria já havia apresentado a jornalista Caroline Bortot como chefe de Gabinete. Ambos serão empossados dia 28 de fevereiro.

Chama atenção que Unesc está investindo em profissionais da área da comunicação.

 

MOURÃO EM ALTA

O deputado federal Daniel Freitas (PSL) esteve terça-feira (11) com o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). Convidou-o a entregar pessoalmente o convite do lançamento da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro, nesta quinta-feira (19), e que terá como presidente o próprio deputado. Mourão deverá vir em breve a Criciúma.

 

OS MINISTROS

O governo de Jair Bolsonaro (sem partido/Aliança) está fazendo algumas mudanças. Geovânia de Sá (PSDB) participou da posse do tucano Rogério Marinho, como ministro do Desenvolvimento Regional.

 

FILIAÇÃO DE JÚLIA

O presidente do PL estadual, senador Jorginho Mello, e o presidente municipal do partido Márcio Búrigo, chamaram a imprensa regional para uma coletiva de imprensa em que será apresentada a filiação ao Partido Liberal da pré-candidata a prefeita de Criciúma, Júlia Zanatta.

Será no Auditório do Hotel InterClass, nesta quinta-feira (13), 14 horas.