Search

Jacinto Machado foi palco do agronegócio estadual

Representantes do Agronegócio do Sul de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul marcaram presença no 16º Campo Agroacelerador Cooperja. De acordo com estimativas da Comissão Organizadora do evento, a edição deste ano reuniu mais de 5 mil pessoas em Jacinto Machado. 

O evento já consolidado entre produtores rurais, profissionais e empresas do setor agropecuário, e interessados em conhecer as mais diversas e novas tecnologias do segmento. Desta forma, o evento é referência e se tornou o maior evento agro do Sul catarinense.

“Trabalhamos duro para que se torne o maior da região Sul do Brasil. Para tanto, é importante a participação do produtor rural, que deve sempre ir em busca das informações. Nós apresentamos as oportunidades e novidades, e eles precisam ter a vontade e o interesse em buscar o novo. É uma grande parceria. Estamos felizes em promover mais esta edição, com tanto conhecimento reunido em um só lugar”, destaca o presidente da Cooperja, Vanir Zanatta.

O evento foi realizado em dois dias – 05 e 06 de Fevereiro e teve abertura oficial na quarta-feira (5). O 16º Campo Agroacelerador Cooperja contou concomitantemente com a 3a. Abertura Oficial da Colheita do Maracujá do Estado; e com o 1º Fórum do Maracujá: Desafios para exportação; Apresentação de tecnologias para produção de silagem; Meet Up: Agricultura Digital: Futuro ou Realidade? E a apresentação técnica de plantadeira ZF.

Na quinta-feira (6), aconteceu o 2º Fórum do Arroz: Armazenamento de água, ferramenta para o sucesso da produtividade e; apresentação de tecnologias para o embalamento de Bananas Cooperja.

Atrações diversificadas

Nos dois dias houve apresentação de tecnologias para produtividade de soja; proteção de cultivo com tecnologia habilitada por drone em arroz; mini-oficinas com receitas a base de Farinha de Arroz Caçarola; vitrines tecnológicas em diversas culturas como: arroz, milho, soja, fruticultura, horticultura, pastagem, ILP e pecuária; horto de plantas bioativas; 5ª Feira da Agricultura Familiar; exposição de máquinas e implementos agrícolas; exposição de animais; almoço; dinâmicas e práticas. A Loja Agropecuária Cooperja esteve presente com vendas no local.

Segundo o coordenador, o engenheiro agrônomo Jian Izidro de Borba, a cada ano, o objetivo é melhorar ainda mais o evento.

“Para isso, nessa edição, apresentamos várias novidades e agregamos conhecimento aos agricultores, possibilitando tornar a agricultura mais eficiente. Montamos uma programação completa, com várias atrações para toda a família”, destacou o coordenador.

Importante ressaltar a grande parceria com a Epagri, que esteve presente no evento, participou de várias vitrines e mostrou os resultados de suas pesquisas, assim como a participação e parceria na organização da Abertura da Colheita do Maracujá e os Fóruns.