Search

PSC DE SOMBRIO E AS ELEIÇÕES DE 2020; VERBAS PARA O HDJ; E OUTROS PITACOS

PSC SOMBRIENSE RECEBE CONSULTAS

Passadas as festas de fim de ano, já nos primeiros dias de 2020, o PSC sombriense recebeu contatos de alguns partidos do município para saber quais as pretensões do mesmo para o pleito municipal deste ano.

Quem procurou o PSC, ouviu da cúpula do partido em Sombrio que o partido terá candidato na majoritária neste ano, como desejam os caciques estaduais da sigla.

O que resultou dessas conversas foram sondagens e até um convite primeiramente informal para que o PSC compusesse na majoritária com outras duas siglas no próximo pleito.

Com relação a nomes, o coordenador regional do partido Janeo Margute (PSC) ressalta que existem alguns em destaque e que poderiam compor uma chapa com vistas as próximas eleições. Citou seu filho, o cirurgião-dentista e professor universitário Tiago Garcia Margute, que já se colocou à disposição do partido.

A cúpula estadual do PSC, em especial o deputado estadual Jair Miotto, avaliza a candidatura do partido e o nome do pré-candidato Tiago.

TAINÁ ASSUME SECRETARIA DA CÂMARA

A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores oficializou a nomeação da primeira mulher no cargo de secretária executiva do Poder Legislativo sombriense. Ela é graduada em Administração com ênfase em Marketing, pela Esucri, Tainá Pereira Machado.

 

MAIS VERBAS PARA O HDJ

A Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, assinou na manhã desta quinta-feira, no Gabinete, o novo convênio com o Hospital Dom Joaquim, administrado pelo Instituto Maria Schmitt, para o ano de 2020, ampliando para R$ 1.390.000,00 (um milhão e trezentos e noventa mil reais), diluídos em parcelas de 110 mil reais por mês, com exceção de Janeiro, quando já entra a maior fatia, de 180 mil.

LUTO PELA MORTE DO PREFEITO

A governadora em exercício Daniela Reinehr (Aliança) decretou luto oficial de três dias em Santa Catarina em razão da morte do prefeito de Imbuia, João Schwambach (MDB).

No documento assinado por Daniela, o gestor é lembrado pelos “notáveis e relevantes serviços prestados e sua intensa participação na vida pública do município de Imbuia, tornando-se referência de trabalho, dedicação, simplicidade e proximidade com o povo”.

Aos 59 anos, Schwambach estava no primeiro mandato como prefeito do município do Alto Vale do Itajaí. Antes, já havia sido vereador e vice-prefeito. Ele deixa a esposa e seis filhos.

EMENDAS PARA SAÚDE

Dando continuidade à sua agenda em Florianópolis, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) se reuniu com o Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, para tratar das demandas da saúde. Na pauta, os recursos de emenda indicados aos hospitais de Santa Catarina liberados pelo Ministério da Saúde e as habilitações de novos serviços que apresentam diligências.

Carmen tratou, ainda, sobre a Central de Regulação dos leitos de Lages e também das questões do Hospital Maternidade Tereza Ramos.

Também ficou definido que será realizado, em fevereiro, um balanço do mutirão das cirurgias de reconstrução de mamas que iniciaram em outubro de 2019, com recursos de R$ 1,5 milhão de emenda da deputada.

NOVO TRAÇADO PARA O PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) em nome do representante do Fórum Parlamentar Catarinense (FPC), participou na quarta-feira (8) da primeira reunião do Grupo de Trabalho formado para tratar sobre as alterações nos limites do Parque Nacional de São Joaquim.

A reunião que aconteceu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) contou com a presença de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Meio Ambiente (IMA), prefeitos dos municípios atingidos e representantes da comunidade.

“A reunião é fruto da portaria 689 de 13 de novembro de 2019, este grupo precisa concluir os estudos para revisão da lei vigente do Parque Nacional de São Joaquim por ter incorporado o Parque Estadual da Serra Furada, o Ecomuseu do município de Lauro Muller e pequenos proprietários do entorno. Ficou definido que uma parte do grupo irá tratar do Parque Estadual e do Ecomuseu e a outra, dos pequenos proprietários que foram atingidos sem o devido conhecimento. Acreditamos que a partir dessa portaria, possamos avançar inclusive nos textos que estão em tramitação na Câmara Federal”, destaca a parlamentar.

O coordenador do ICMBio em Santa Catarina, Marledo Egídio Costa, destaca que a intenção do Instituto é chegar em um consenso é que irá pedir a prorrogação do prazo da portaria que terminaria no próximo dia 14, para mais 60 dias, afim de finalizar as discussões entre os envolvidos.

O presidente da Associação dos Moradores do Morro da Igreja, Erionei Mathias defende a aprovação do PL 10082/18 que retira algumas áreas do parque. “Os produtores já fazem a preservação dessas áreas, nós fomos incluídos erroneamente e esses equívocos precisam ser corrigidos”, afirma.

Ainda participaram da reunião o prefeito de Urubici, Antônio Zilli, o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch e o prefeito de Grão Pará Márcio Borba Blasius.