Search

Tiago só em Janeiro; PSL apresenta coordenadores; verbas para o HRA; e outros pitacos

DEPENDE DO TIAGO

Na sexta-feira (22), quando acompanhava uma apresentação do teatro de sombras das turmas do ensino fundamental, Tiago Zilli (MDB), prefeito de Turvo voltou a fixar data para decidir se será ou não se é candidato a reeleição. Anuncia em janeiro de 2020.

 Tiago Zilli

“Não consigo anunciar antes, mas também não pode ser depois. Não seria justo no caso de o partido ter que indicar novo candidato. As convenções são em agosto, não daria tempo para montar uma campanha”, avalia.

Como o governo de Zilli tem uma boa avaliação, está entregando muitas obras, é o nome natural para a disputa. Depende somente do prefeito, já que ele é empresário e está avaliando se pode ou não ficar mais 4 anos fora das Lojas Adelino.

Tiago deu continuidade ao governo de Ronaldo Carlessi (sem partido) e uma preocupação do MDB era sobre a comparação com o governo realizador de seu antecessor. Como a política de resultados se manteve, o partido deve fechar questão em torno da reeleição.

Além do atual vice-prefeito, Edson Jair “Pisca” Dagostin, outro nome que pode ser avaliado para vice é de Gizele Baesso (MDB), que é de Morro Chato e que deve se filiar ao PDT em março de 2020.

VISITA AO CABO ELEITORAL

O presidente do Avante, Jonas Sombrio Mattos, era assessor do vereador Márcio Tubinho (Progressistas), quando o partido fechou questão para apoiar a reeleição do deputado estadual José Milton Scheffer (Progressistas). Jonas decidiu apoiar a candidatura de João Amin (Progressistas), acabou deixando o mandato do vereador, deixou o partido e criou o Avante.

Na última semana, o Avante declarou apoio a pré-candidatura de Ricardo Ghellere (PSL) a prefeito. Por isto, não caiu bem no PP a agenda do deputado estadual João Amin e de sua mãe,a deputada federal Angela Amin (Progressistas) na sexta-feira (22). Vieram para ouvir as demanda do Hospital Regional de Araranguá, saíram com uma lista de pedidos.

Um dia antes, os Amin já haviam estado em Criciúma sem informar a direção do partido e já haviam gerado criado um mal estar no PP carvoeiro.

 Eduardo Ali, João Amin, Ricardo Ghellere, Angela Amin e Jonas Sombrio

PSL COM NOVOS COORDENADORES

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e o presidente estadual do PSL, o deputado federal Fábio Schiochett (PSL), definiram que Juliano Coelho Jacques é o coordenador regional do partido na Amesc. O novo coordenador era assessor de Lucas Esmeraldino quando ele ainda era vereador pelo PSDB de Tubarão.

A indicação de Jacques joga um pá de cal no assunto da indicação de Jé Raupp para coordenação por indicação de Daniel Freitas, que irá para a Aliança.

Hoje está no gabinete da Secretaria de Articulação Nacional, trabalha com Diego Goulart. Para a região da Amrec, o coordenador escolhido Rangel Loch. Luciano Menezes é o coordenador regional para a região da Amurel.

O governador Moisés assumiu a linha de frente da organização do partido.

 Moisés,  Jacques e Schiochett

 

CONTAS DO LEGISLATIVO

O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Daniel Viriato Afonso (Progressistas) reúne a imprensa regional na tarde desta segunda-feira (25), para uma prestação de contas dos 3 primeiros anos da atual gestão – 2 anos da gestão 2017-2018 e 1 ano da gestão 2019-2020.

28 ANOS DA EPAGRI

Vanir Zanatta, presidente, e o gerente geral Carlos R. Wilk, da Cooperja, e a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, brindaram os 28 anos da Epagri no Dia de Campo realizado sexta-feira (22) na Estação Experimental de Urussanga.

A Cooperja e a Epagri organizaram um ônibus com líderes rurais para prestigiar o evento.

ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Em 26 municípios catarinenses haverá eleições dia 15 de dezembro para eleição dos Conselheiros Tutelares.

Não é o caso de Araranguá, onde a eleição foi questionada, mas não teve atendido o pedido de anulação feito por alguns conselheiros ao CMDCA e Ministério Público.

Entre os municípios com eleição estão Maracajá e Turvo (com urna eletrônica), Ermo, Jacinto Machado e Praia Grande (com urnas de lona).

‘SOU DA BASE’

O deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) disse com todas as letras em uma entrevista de rádio, em Braço do Norte, que é da base de apoio do governador Carlos Moisés (PSL), rasgou elogios ao jeito que o comandante governa.

Reforçou que continua no bloco de apoio, justamente no momento em que o governador deve perder 4 dos 6 deputados do PSL, que devem ir para a Aliança pelo Brasil, partido de Bolsonaro.

Caropreso disse que faz parte de um bloco de deputados de vários partidos que apoio o governo atual, o que deve repercutir no PSDB. Tem que peça até a saída de quem for apoiar o governo, já que Gelson Merísio vem para o partido para ser candidato a governador.

 

GLEISE REELEITA

Com apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a deputada federal e ex-senadora Gleise Hoffman (PT) foi reeleita para a presidência do partido. A deputada presidiu o partido no momento mais crítica da história do PT, no “olho do furacão” da Operação Lava Jato e prisão de Lula e ainda está na lista de investigados por recebimentos indevidos junto com o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo. Terá a missão de reconstruir o partido e tentar unir a esquerda em torno de um mesmo projeto.

 

DIGITAL PODE?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia nesta terça-feira (26) se é permitida a coleta eletrônica de dados para juntar assinaturas para criação de novos partidos. A medida beneficiaria o novo partido de Jair Bolsonaro, a Aliança Pelo Brasil (APB), que precisa coletar 500 mil assinaturas e formar o partido em 9 estados para participar das eleições de 2020.

Nas eleições de 2018, a candidatura do presidente alegava que as urnas eletrônicas eram inseguras e sujeitas a fraude.