Search

Eu amo Araranguá: Reitora da Unesc falou da educação como vetor para o desenvolvimento

Gestora da Universidade participou do painel “Eu amo Araranguá” 

A Unesc esteve presente no painel “Eu amo Araranguá”, realizado na manhã desta última sexta-feira, dia 4, no IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) Araranguá, onde a reitora da universidade, Luciane Bisognin Ceretta, falou da educação como vetor para o desenvolvimento. O evento também contou com as presenças de diversos painelistas, entre eles, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia, e dos secretários de estado da Inovação, Sandro Yuri Pinheiro, e de Articulação Nacional, Diego Goulart.

Fazendo a fala de encerramento do evento, promovido pelo jornal Enfoque Popular e Post TV, a reitora fez uma análise do desenvolvimento regional da cidade de Araranguá e da região onde está inserida, suas perspectivas econômicas e da importância da construção de um projeto político de desenvolvimento integrado, aliado a um ecossistema de inovação colaborativa.

Para Luciane, as universidades são protagonistas da criação destas práticas colaborativas, também potencializando as empresas locais, promovendo novos investimentos por conta da inovação gerada e estimulando a cultura local. Ela destaca que o papel das universidades inclui ainda a integração da sociedade, governos e empresas por conta da produção de conhecimentos socialmente relevantes, que serão repassados à sociedade, gerando inovações tecnológicas nas empresas e estimulando a participação do governo em projetos de inovação. 

O potencial das cidades da região do Extremo Sul também foi destacado pela reitora da Unesc, como uma grande oportunidade a ser trabalhada. Como lição de casa, é fundamental que as cidades busquem parcerias com a Universidade para a criação de planos de desenvolvimento sócio econômicos e outros projetos, que formem a base de dados e indicadores, e que serão balizadores para gestores municipais, investidores e pesquisadores. 

Presença no Vale do Araranguá

A Unesc reforçou em 2019 a sua presença no Vale do Araranguá, instalando o seu polo de educação a distância e em setembro inaugurando a sua unidade, inicialmente atendendo aos cursos EaD no prédio especialmente preparado para as atividades, com espaços diferenciados e ambientes contemporâneos. Ele está localizado na Rodovia Governador Jorge Lacerda, número 2320, bairro Divinéia, e será o ponto de encontro da Unesc na Cidade das Avenidas até a inauguração do bairro Cidade Universitária, em parceria com a Weber Empreendimentos. Já nesta ampliação a Universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão para início das atividades em outubro, além de cursos de curta duração.