Search

Uso de Drogas e Políticas Públicas é debatido em palestra na Unesc

Mirian Darós Ducioni abordou o tema encontro alusivo a Semana de Combate às Drogas 

Bloco O da Unesc foi  palco na noite desta terça-feira, dia 25, do evento alusivo a Semana de Combate às Drogas. Ministrado pela Psicóloga e mestranda em Saúde Coletiva, Mirian Daros Ducioni, o encontro teve como tema “O uso de Drogas e Políticas Públicas no contexto atual”. Participaram da discussão do assunto mestrandos em Saúde Coletiva, Saúde Mental e Atenção Psicossocial, e Residência Multiprofissional em Atenção Básica-Saúde da Família.

Em forma de roda de conversa para que pudessem discutir o tema ao longo da apresentação, os participantes trataram desde o conceito de droga até questões técnicas envolvendo o tema. Conforme as informações levantadas pela ministrante do encontro, ao contrário do que é dito popularmente, o álcool é certamente a principal porta de entrada para outros vícios. “Muitos nos dizem que seria o crack o início da dependência, mas o álcool é o início de tudo, não tem jeito. Ele é visto de forma diferente, como algo mais aceitável na sociedade, mas por que? Certamente as questões sociais desde a infância influenciam e muito no incentivo ao início da experimentação e do vício”, destacou Mirian.

De acordo com a mestranda, inúmeros são os relatos de pacientes que hoje são dependentes e tiveram contato com o álcool ainda na infância. Ainda no encontro a mestranda convidou os participantes a realizarem a Dinâmica dos Prazeres. Ao questioná-los sobre as atividades que mais gostam de fazer, Mirian fez a reflexão em conjunto com o grupo sobre os reflexos positivos e negativos de hábitos simples, comparando-os com a relação com as drogas.