Search

Indicação de diretor de indústria e comércio está rendendo; e outros pitacos

LONGE DA INDICAÇÃO DE DIRETORIA

Não caiu bem no meio empresarial a indicação de Fabrício dos Santos Segundo como diretor de Indústria e Comércio, feita pelo vereador Jorginho Pereira (MDB).

A ACIVA – Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense, divulgou uma nota de esclarecimento em seu site, que não teve participação na indicação. A nota ainda cita ainda que a o projeto “Cidade Empreendedora” em parceria com o Sebrae não saiu do papel porque o paço municipal não tem um servidor para dispor para o projeto.

NOMEAÇÃO POLÊMICA

O novo diretor de Indústria e Comércio de Araranguá, Fabrício dos Santos Segundo é neto do Nego Ivo e filho de Fabrício dos Santos, figuras históricas do MDB de Araranguá. Era assessor do vereador Jorginho Pereira dos Santos (MDB). Ele tem uma empresa individual no município, onde tem uma equipe de vendas. É estudante de Direito na Unesc, em Criciúma.

CDL TAMBÉM SE PRONUNCIA

Além da Aciva, que emitiu nota de esclarecimento em que ‘lava as mãos’ sobre a indicação do novo diretor de Indústria, durante esta segunda-feira (10), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também buscava informações sobre o novo diretor. E distribuiu uma nota sobre a indicação.

Diz um trecho da nota que: “[…] é com tristeza e indignação que a diretoria desta entidade toma conhecimento, através da imprensa, da nomeação do Diretor da Indústria e Comércio da Administração Municipal. Mesmo sabendo que é nomeação de confiança do senhor Prefeito Municipal, a diretoria da CDL considera que com o ato, a administração municipal perde a oportunidade de ratificar sua consideração pelas entidades representantes da Indústria e Comércio de nossa cidade” – Luiz Gonzaga Pereira.

MESMO ASSIM…

O fato é que, por ora, o que existe é apenas pré-julgamento. As entidades apenas reforçam que não tem nada com o assunto. Somente o tempo irá dizer se o paço municipal errou ou acertou ao nomear o novo diretor.

EXECUTIVA DO MDB REUNIDA

O presidente do partido, César Cesa, disse à coluna semana passada que os vereadores do MDB, Ronaldinho e Jorginho, não haviam sido orientados quanto a sua atuação na Câmara de Vereadores.

No entanto, devido à forte repercussão da informação levantada pela coluna das indicações para cargos no paço municipal, César convocou uma reunião da Executiva do MDB para as 20 horas.

Antes da reunião, Jorginho, que é secretário do partido, disse achar que o tema da reunião era este, já que o partido não se reúne há vários meses. Jorginho ficou de participar após a sessão da Câmara.

COM UM PÉ FORA

Sem reunião e sem cobranças os dois vereadores seguem afastados do comando. Jorginho já foi sondado pelo PSD, até participou de reunião com Júlio Garcia e Ricardo Guidi, e pode sair.

Esteve também reunido com Primo Junior (PL), Primo Menegalli (PL), vereadores do Progressistas Tano e Jacinto, Igor Gomes (PV) e com Guilherme May (Progressistas).

Só que tem que esperar até final de março de 2020, para abrir a janela de transferências.

PC do B ASSUME

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Araranguá, Fernando Espíndula (PC do B) estava no encontro do Centro Cultural Célia Belisária de Souza, em Araranguá, quando um grupo de partidos participou da convenção do Progressistas, em 2016.

Naquela eleição foram formadas duas chapas para concorrer nas proporcionais e abrigar os 11 partidos.

Uma com PP, PSD, PR, PV e SD, que elegeu 7 vereadores. A outra com PRB, PSB, PSDB, PCdoB, PEN e PSC, que elegeu Luciano Pires (PSB), João Abílio (PRB) e Paulo Roldão (PSDB). Nesta chapa, Espíndula ficou de 1º suplente.

Assumiu nesta segunda-feira (10), a cadeira na Câmara e fez história. Pela primeira vez na história o Partido Comunista do Brasil assume um cargo no Poder Legislativo.

O vereador em exercício, de cara, fez um pedido de informação ao paço municipal, onde questiona as ações da prefeitura visando a criação da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, promessa feita pelo prefeito.

 

NÃO É FRACA!

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) é influente e está em ascensão no Congresso. É o que aponta o estudo “Os cabeças do Congresso”, elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

O levantamento aponta os 100 deputados e senadores mais influentes e adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança.

A notícia vem justamente após um embate com um colega deputado em que ele havia questionado a postura de Geovania ao presidir uma sessão. O bate-boca aconteceu após uma fala do deputado Alexandre Frota (PSL/SP).

POSSE MARCADA

O advogado Osmar Nunes Junior tomará posse como desembargador no pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina no dia 19 de junho, às 18 horas, em Florianópolis.

INTERCEPT

O Conselho Federal da OAB pediu afastamento do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o do procurador da República, Deltan Dallagnol, após a divulgação de conversas “interceptadas” por eles antes da prisão de Lula (PT). Caso seja comprovada a atuação política de ambos, tudo que foi levantado por eles no âmbito da Operação Lava Jato.

TUDO TEM CUSTO!

Araranguá deverá ligar 14 câmeras de segurança em breve (eram 10, mas a parceria aumentou o número). O município paga pela aquisição dos 10 equipamentos.

O que não estava na conta, e que irá entrar no custo fixo do paço municipal, são as taxas de iluminação para a Celesc (30 x R$ 14,00) e mais a mensalidade da Internet para as 14 câmeras.

 

NOTAS FINAIS

  • O ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, tem duas questões definidas em termos políticos: acertou com Jorginho Mello (PL) a ida para o partido ao ouvir dele que não há compromisso fechado com Salvaro para 2020; irá ser candidato a deputado estadual em 2022, quando Mello irá se candidatar ao Governo de Santa Catarina;
  • O prefeito Hélio “Alemão” Cesa (MDB) fechou questão com o Governo do Estado e Siderópolis fica com a Casan por mais 30 anos. O consórcio proposto por Clésio Salvaro (PSDB), prefeito de Criciúma, parece estar ruindo;