Search

Sombrio e Içara terão novas sedes para Corpo de Bombeiros

Foi aprovada na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Sombrio, a doação para o estado de um terreno para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros do município.

Segundo o comandante, Ricardo Bianchi, o quartel, hoje, já não comporta todo o efetivo e nem acolhe como merece quem procura pelos bombeiros. “Queremos muito mudar esse cenário e desde 2019 viemos trabalhando isso”, explica.

O novo terreno, doado, fica no loteamento da vila São Pedro, próximo à BR 101, local, segundo o tenente, perfeito para a instalação do novo quartel, dando melhor acesso aos quatro municípios atendidos pela unidade, Jacinto Machado, Sombrio, Santa Rosa do Sul e Balneário Gaivota, e sem tantas residências.

Jacinto Machado também está colaborando para a nova edificação dos bombeiros. Entidades comerciais organizadas do município, representadas por Vanir Zanatta e Adelor Emerich, entregaram, na última semana, R$35 mil como doação para a construção. “Fizemos essa movimentação junto ao empresariado e fomos prontamente atendidos, a participação da comunidade engajada com a nossa causa”, diz.

O comandante pontua que o Corpo de Bombeiros tem recursos próprios para investir no novo prédio, mas que ainda há uma mobilização nos municípios de abrangência para angariar mais fundos. “Quando o projeto é grande, sabemos que o recurso é mais complicado. Estamos mobilizando o pessoal aqui de Sombrio, comerciantes e empresários, na pessoa do seu Elias Ribeiro, que já ajudou na instalação do Corpo de Bombeiros anos atrás”, completa.

As obras devem começar pela parte administrativa, para que se abra mais espaço para o efetivo na sede antiga, isso com recurso próprio e com o auxílio das parcerias. “Vamos começar pela parte térrea do nosso prédio para levar toda a parte administrativa para lá e conseguirmos recurso para o restante da edificação”, completa.

O comandante garante que já há agendas preparadas com o governo do estado para tentar o recurso adicional e concluir a obra. “Isso já alivia para nós no espaço físico”, diz.

Já está sendo encaminhada a documentação para realizar a licitação que definirá a empresa responsável pela execução do projeto.

A sede antiga do Corpo de Bombeiros de Sombrio fica na Travessa Serafim Alves Pereira, n° 1227, bairro Parque das Avenidas.

 

Corpo de Bombeiros de Içara projeta ida para nova sede até dezembro

 

Com atendimento a uma população de aproximadamente 150 mil pessoas durante o verão e prestes a completar 19 anos de existência, o Corpo de Bombeiros Militar de Içara deve inaugurar em dezembro a nova sede do quartel. O novo local, na SC-445, atenderá, em ponto estratégico, as demandas dos municípios de Içara e Balneário Rincão, além do suporte a BR-101.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Içara, capitão BM Renan Silvério da Rosa Fernandes, com a sede própria não será mais necessário o pagamento de aluguel, sobrando recursos para investir em viaturas, equipamentos e materiais.

A obra foi dividida em sete etapas. Dessas, quatro já estão concluídas, duas em andamento e a última será licitada em breve. “A última etapa da construção tem a finalidade de finalizar a pintura, hidrosanitário, finalização da parte elétrica, sistemas preventivos e demais acabamentos”, conta o comandante.

A edificação, com aproximadamente 950 m², está em obras há 3 anos.

Para o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, major BM Luiz Felipe Lemos, as novas instalações refletem o crescimento das demandas operacionais e administrativas da cidade. “Através da união do poder público e da sociedade civil organizada, possibilitarão uma estrutura física moderna e adequada as necessidades do CBMSC nos próximos 20 anos”, destaca.

Atualmente, são 80 pessoas, entre bombeiros militares e comunitários que utilizam o quartel de Içara.