Search

Bombeiros são homenageados por “ato de bravura”

O soldado João Ricardo Ferreira da Costa e sargento Mateus Humberto Maciel Batista, receberam na sessão desta segunda-feira, 5, uma moção de autoria do vereador Luciano Pires (Podemos) por ato de bravura ao combaterem um incêndio em um apartamento, salvando um casal de idosos, no final da tarde do dia 29 de dezembro de 2020, no Balneário Morro dos Conventos.

Conforme o vereador Luciano, o salvamento aconteceu graças à capacitação profissional, dedicação e destemor. “Os Bombeiros Militares, que estavam no Posto Central de Guarda Vidas, agiram rapidamente e evacuaram o prédio, combatendo as chamas enquanto não chegavam os recursos necessários para findar o incêndio e evitaram assim que uma tragédia acontecesse”.

Para Luciano, este foi um grande ato de bravura. “Eles demonstraram coragem, solidariedade humana e principalmente honraram seus compromissos em salvar vidas; por este motivo propomos essa homenagem”, defendeu.

Relembre o caso

No final da tarde daquela terça-feira, dia 29/12/2020, um incêndio em um apartamento, localizado na beira mar de Balneário Morro dos Conventos, em Araranguá, mobilizou o Corpo de Bombeiros, e só não se transformou em tragédia, porque dois Bombeiros Militares, que estavam no Posto Central de Guarda-vidas, agiram rápido evacuando o prédio, iniciando o combate às chamas com uso de extintor e água da reserva técnica do edifício, até a chegada de dois caminhões tanque. Foram necessários  aproximadamente 1.000 litros de água para combate e rescaldo.

O fogo iniciou no quarto de um dos apartamentos do segundo andar, sendo que somente a perícia irá confirmar as causas do sinistro. Populares chamaram socorro no Posto Central, próximo do edifício e sem hesitar o Sargento Mateus e o Soldado João Ricardo do Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá correram e evitaram o pior.

A ambulância do SAMU também foi chamada para atender o Sargento Mateus e o Soldado João Ricardo, que inalaram muita fumaça durante o primeiro combate, evitando que as chamas se alastrassem, atingindo outros apartamentos. Eles foram encaminhados ao Hospital regional de Araranguá para atendimento médico e posteriormente foram liberados.

Acompanharam a sessão: Sargento Michel, Soldado Prudêncio e bombeiro comunitário Josué.