Search

De quem é a conta do Cis Amesc?; apoio a Zilli; continuidade do acesso sul; e muito mais

AUDITORIA NO CIS AMESC

O ex diretor do CIS Amesc, Ricardo Ghelere, protocolou um documento nesta quinta-feira (18) na sede da Amesc, em Araranguá, em que pede que o Consórcio faça uma Auditoria nos últimos 10 anos de atuação, de 2010 a 2020.

Ele alega que é parte interessada na solução dos problemas do Consórcio fundado em 1996, iniciado com ele na gestão do falecido prefeito de São João do Sul, Toninho de Oliveira (MDB).

Ghelere diz no documento que ao sair do CIS Amesc, em 2017, teria deixado FGTS em dia, servidores e prestadores pagos, estoque de remédios e mais R$ 500 mil em caixa.

Em 2021, a situação apresentada é bem diferente. Fala-se em R$ 17 milhões de dívidas, falta de Certidão Negativa de Débito, e muitas dívidas.

Os 15 prefeitos estarão reunidos nesta manhã na sede da Amesc e o tema CIS Amesc estará em pauta.  

 

APOIO A TIAGO ZILLI

Ronaldo Benedet (MDB), ex deputado federal, que também foi deputado estadual e secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, irá defender que o MDB invista em renovação política. Isto quer dizer, que irá defender que o partido apresente novas lideranças para as próximas eleições. Ele irá defender que o partido lance apenas um candidato a deputado federal, que no caso deverá ser Luiz Fernando ‘Vampiro’ Cardoso, atual secretário de Estado da Educação.

O ex deputado já tem um nome na ponta da língua para apoiar para a Assembleia Legislativa no Sul do Estado: será Tiago Zilli (MDB), ex-prefeito de Turvo.

 

FRASES DO BENEDET

 “Eu acho que no vale o Tiago Zilli é um nome novo para deputado estadual, tem meu apoio”.

“Para Federal acho que deve ser o Deputado Vampiro”.

“Temos que reconstruir o partido por uma renovação. Eu aposto nisso”.

“Quero estar neste cenário de reconstrução do MDB. Nada de velhos e tradicionais nomes. Começando pelo de Ronaldo Benedet”.

“Acho ruim 2 nomes. O ideal ser 1 apenas. Mas, o quadro é outro, agora não tem mais coligações”.

“Quem quer mudança fazendo sempre a mesma coisa é um neurótico”.

 

1º DE ABRIL

Esta é a data escolhida pelo empresário Tiago Zilli, das Lojas Adelino, para abrir as portas do Supermercado Nicos, em Turvo, para a população.

Dia 29/03 o grupo oferece um coquetel para a imprensa regional para apresentar a novidade.

 

ACESSO SUL EM PAUTA

Nesta quinta-feira (18), o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, vereador Diego Pires (PDT) e os vereadores Nelson Soares (PDT) e Samuel “Samuca” Nunes (PSD) se reuniram com o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (PSL), para tratar da pavimentação do Acesso Sul, trecho Araranguá-Arroio.

O acesso Sul saiu do papel em 2010, com início pela Avenida Santa Catarina em Balneário, Arroio do Silva, depois teve um trecho pavimentado desde a BR-101, com recursos do Pacto por Santa Catarina.

Diego Pires e Nelson Soares pediram recursos do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) junto ao Governo de Santa Catarina para dar continuidade à obra em Araranguá.

Trata-se de uma alternativa para o turista do Rio Grande do Sul e dos países vizinhos.

 

COLEÇÃO EM ABRIL

O lançamento da coleção outono/inverno do Center Shopping Araranguá, que estava agendado para este sábado, 20 de Março, foi adiado por conta da pandemia, primeiro para 27 de Março. Mas, por conta do comento complicado que vivemos por causa da pandemia, será em nova data, que ainda não foi definida. Deve ser em meados de Abril.

 

FUNDO DAS VACINAS

A Câmara de Vereadores de Araranguá aprovou na quarta-feira (17) um anteprojeto, de autoria do vereador Jair Anastácio (PT), que propõe a criação do Fundo Financeiro Municipal Especial para aquisição de vacinas para o enfrentamento da COVID-19.

A proposta tem como objetivo autorizar doações, auxílios, contribuições, legados e transferências de natureza gratuita de entidades públicas ou privadas e de pessoas físicas ou jurídicas, com finalidade específica de aquisição das vacinas.

A ideia do vereador é que a Secretaria municipal de Saúde realize a gestão administrativa e financeira do fundo e que o prefeito institua e regulamente um Comitê Gestor para este fundo. Agora depende do prefeito César Cesa.

 

DEPENDE DA CÂMARA

A Prefeitura de Sombrio enviou à Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, 18, um projeto que deve ser votado em sessão extraordinária já na sexta, 19, para autorização de ajuda do paço Municipal, para aplicar recursos próprios, boa parte deles oriundos do IPTU, na compra de equipamentos e insumos para empréstimo aos hospitais Dom Joaquim, de Sombrio, e Regional, de Araranguá.

A medida atende pedido dos 15 prefeitos, deputado José Milton (PP), Secretaria de Saúde de Sombrio

 

FALTOU UM ÁUDIO

A coluna publicou um texto com áudio da gerente regional Rosane Castelan, que explicava com detalhes os procedimentos adotados para seguir os protocolos da covid-19 e um segundo áudio em que falava sobre o extremo, que é o fechamento das escolas após 4 pessoas aditivadas.

Faltou publicar o primeiro áudio onde aparece este detalhamento.

 

FIQUE EM CASA

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), sempre inventa algo diferente para acabar com a mesmice. Agora foi o lockdown sem salário. Fez um decreto para deixar livre quem quiser ficar em casa, mas licenciado e sem remuneração. Viralizou.

 

CASO ISOLADO?

A trombose (coágulos) em alguns pacientes que tomaram a vacina Oxford Astrazeneca deixa de orelha em pé os críticos de plantão.

 

 “TIPO SEGUNDAS E SEXTAS”

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP) decidiu restringir, por duas semanas, a presença física dos parlamentares e funcionários no plenário, comissões e dependências da Casa. A Câmara funcionará com o mínimo de servidores necessário para o funcionamento virtual das sessões. A medida é necessária diante do agravamento da pandemia.

 

TERCEIRO SENADOR

Major Olímpio (PSL/SP) foi o terceiro senador a sucumbir diante da covid-19.

 

APOIO AO TURISMO

Em função do agravamento da pandemia e da crise econômica, que atinge mais efetivamente a prestação de serviço e os pequenos e micros empreendedores em função do lockdown, a deputada Paulinha (PDT) solicitou ao Governo do Estado novamente a suspensão da taxa intermunicipal de transporte de passageiros, de modo especial para as empresas do setor de turismo.

EMPREENDIMENTO DE PONTA

A empresa Becker Investimentos, de Araranguá, tem em sua carteira de imóveis, unidades do Condomínio Vila dos Corais, em Itapema.