Search

Kekinha quer Sputnik; Evandro e Lei com Buligon; e a reunião dos prefeitos do Sul; e Fachin libera Lula

Prefeito Kekinha assina carta de intenção para compra de 5.000 mil doses de vacina. Documento diz que, caso a União ou o estado não comprem a Sputnik V, o município manifesta o interesse de comprar até 5 mil doses.

O prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB), a secretária municipal de Saúde, Daiane Daboit, e o vice-prefeito, Jonatã Coelho (PSL), assinaram na manhã desta segunda-feira (8), a Carta de Intenções (Letter of Intent – LOI) para aquisição das vacinas Sputnik.

O pedido será encaminhado com interesse de o município adquirir 5 mil doses da vacina russa, através do movimento organizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina – FECAM, para todos os prefeitos do estado que tiverem interessados.

De acordo com o prefeito, a ideia é vacinar 2.500 pessoas com o produto a ser comprado com recursos próprios. A vacina Sputnik V é aplicada em duas doses, como a maioria dos imunizantes e, por isso, para vacinar 2.500 gaivotenses, são necessárias a aquisição de 5 mil doses.

“É preciso ser claro que nós, gestores municipais, também não queremos lockdown, não queremos escolas fechadas, projetos esportivos, reuniões e festas paradas. Mas, pra isso não acontecer, temos que vacinar e proteger nossa população. Por isso, assim que houver a possibilidade dessa compra através da FECAM e direto dos municípios, vamos providenciar a aquisição”, ressaltou Kekinha.

Neste primeiro momento, o documento garante o interesse do município de participar da aquisição casada com os demais municípios catarinenses, mas, é preciso esclarecer aos munícipes, segundo Kekinha, que “não há liberação de doses de imediato”. A vacina ainda está em processo de aprovação pela ANVISA, e só poderá ser comprada caso o Estado ou a União não façam.

 

PODE TER LOCKDOWN

Os prefeitos das três maiores cidades da regiões sul, os presidentes da AMREC, AMESC e AMUREL e ainda os diretores das três associações de municípios, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (8) para avaliação da pandemia. O encontro foi realizado de forma online.

Os prefeitos decidiram aguardar, esperando uma decisão do Estado, já que último decreto estadual encerra-se na quarta-feira (10/03).

Os prefeitos já agendaram um novo encontro para quinta-feira (11). Os prefeitos entendem que apenas o sul tomar uma medida mais drástica seria insuficiente, já que os leitos de UTI são de regulação estadual. A intenção dos prefeitos é tomar uma decisão em conjunto das três regiões, para evitar a circulação de pessoas.

 

BULIGON RECEBE ARROIO

O prefeito Evandro Scaini (PSL) e o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Souza, o Lei do Mar Azul (PSL), estiveram na semana em Florianópolis. Foram atendidos pelo ex prefeito de Chapecó e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, que é filiado ao PSL.

Os agentes políticos de Balneário Arroio do Silva foram pedir apoio da pasta para o município.

 

LULA ELEGÍVEL

Ministro Fachin anula as condenações do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato, de Curitiba/PR. Os processos seguem para a Justiça Federal do Distrito Federal.

 

CONVÊNIO COM DOM JOAQUIM AUMENTA

A Prefeita Gislaine Cunha assinou na tarde desta segunda-feira (8), no Hospital Dom Joaquim, um aditivo no convênio com o Instituto Maria Schmidt, que administra a entidade. 

Em 2021, a Prefeitura irá repassar R$ 1.630.000,00, metade do valor arrecadado do IPTU em 2020.

“Política e gestão pública se faz com responsabilidade e quando me propus a ser prefeita de Sombrio, foi com esse objetivo, de fazer ainda mais pelo Hospital e pelos sombrienses. As críticas vem, as tentativas de puxar pra trás também, mas nosso propósito é de fazer o melhor sempre e com fé em Deus faremos muito mais”, disse a prefeita que também realizou reunião em busca de leitos de UTI com o Secretário de Estado da Saúde, André Motta.