Search

MORRE HÉLIO GIUSTI, EX PRESIDENTE DA CÂMARA DE JACINTO MACHADO

Recebi com pesar a notícia do falecimento de Hélio Giusti, ex secretário de saúde, ex vereador e ex presidente da Câmara de Vereadores de Jacinto Machado.

Hélio foi uma das figuras de maior destaque do Partido dos Trabalhadores da região. Foi Secretário de Saúde na gestão de Mário Recco (PMDB) e Antônio João de Fáveri (PT) – 2001 a 2004.

Depois, em 2004, o prestígio do cargo de secretário o levou a ser eleito vereador. Era o voto de desempate na Câmara de Vereadores na gestão do prefeito José Mota Alexandre (MDB) e acabou sendo eleito presidente do Poder Legislativo para o biênio 2005-2006.

Articulador habilidoso, Giusti manteve o grupo unido e garantiu a eleição de Edino Simão (PP), e manteve a oposição com o comando da Casa Legislativa, depois substituído por Zequinha Cardoso (PP). Aquela legislatura manteve ferrenha oposição ao ex prefeito Motinha.

Em 2006, fui chamado para ser Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores, aliás um cargo que pouco existia naquela ocasião. Eram raros os jornalistas. Foi minha primeira atuação em assessorias e o início de uma amizade que duraria 15 anos.

http://www.radiocriciuma.com.br/portal/vernoticia.php?id=2322

 

Antes de entrar para a política Giusti atuava na agricultura, atividade que sempre gostou e que voltou a cultivar depois da aposentadoria. Atualmente era apicultor.

Outro gosto pessoal dele era a organização de cooperativas. Foi ele quem criou a primeira cooperativa de vestuário de Jacinto Machado com o objetivo de gerar emprego e renda para as mulheres. Foi uma maneira ajudar a colocar o município na rota têxtil com a cooperativa de costureiras.

Depois, Hélio foi o fundador e presidente da Cresol – Cooperativa de Crédito Solidário, em Jacinto Machado, e estimulador da abertura de uma unidade em Araranguá.

 Banha e Hélio

 

Teve forte atuação partidária, como presidente do Partido dos Trabalhadores e como membro atuante da coordenação microrregional do partido.

Sua filha, Tânia de Fáveri Giusti, era assessora de imprensa da Prefeitura de Içara até 2020, antes de se mudar para a Europa. Está em Dublin, na Irlanda do Norte.

Era casado com Maria de Fátima de Fáveri Giusti, irmã do prefeito Antônio João de Fáveri, e pai de Thayse e Tiago.

Hélio tinha problemas renais, mas acabou falecendo após ter tido picos de pressão alta, que o levaram a uma parada cardíaca.

PERDAS RECENTES’

Jacinto Machado havia perdido o vereador Zezinho Aguiar (PSL) logo após as eleições, antes mesmo de assumir o cargo de vice-prefeito, para o qual foi eleito. Recentemente havia perdido outra liderança, Ari Possamai Della, ex presidente da Cejama e do Hospital São Roque.