Search

Prevenção e empatia: o município que não tem mortes por Covid na Amesc

 

Desde o início da pandemia, 256 pessoas já perderam a batalha para a Covid-19 na região da Amesc, mas nenhuma delas era natural de Morro Grande. Das 15 cidades que compõem o extremo-sul catarinense, apenas o município de cerca de 3 mil habitantes não registrou mortes por causa do vírus que assola o estado. “Nosso trabalho no início foi de conscientização, com barreiras sanitárias, material educativo, jornal, carros de som, entre outras coisas, priorizando nas unidades de saúde sempre os sintomas relacionados ao Covid. Então, tentamos abranger e atender os pacientes o mais rápido possível, para que o quadro dos pacientes não tivessem agravamentos. Tivemos casos graves com internação, mas todos se recuperaram”, explica a secretária de Saúde, Eduarda Brovedan.

Ainda segundo ela, decretos limitaram o funcionamento de alguns tipos de comércio, mas muitos estabelecimentos já se reorganizaram para atender à população. Também foi priorizada a orientação expressa da população sobre os perigos da doença, além de um trabalho reforçado no atendimento nas unidades de saúde.

Porém, para Eduarda, o que colaborou para esse resultado foi a colaboração da população ordeira e pacata da cidade. “Por ser um município pequeno, onde todos se conhecem, acredito que a empatia da população contribuiu. Isso e o fato de estarmos tão próximos e à disposição da população para agilizar no atendimento e realização dos exames para detecção do vírus”, conclui.

Na segunda-feira, dia 1°, Morro Grande tinha 320 casos confirmados, sendo 318 já recuperados.