Search

Tiago Zilli à disposição do MDB; as incertezas causadas pela pandemia e muito mais

TIAGO ZILLI DEIXA NOME À DISPOSIÇÃO DO MDB PARA A ALESC

Além da definição de que o MDB tem três nomes para as prévias para o Governo do Estado, deputado federal Celso Maldaner, senador Dário Berger e prefeito Antídio Lunelli; e de que haverá eleição direta entre os 180 mil filiados, o partido produziu mais duas novidades. A primeira é que o deputado estadual Jerry Comper não vai para a Defesa Civil, e a outra é da Amesc. O ex prefeito de Turvo, Tiago Zilli, consultou a família no final de semana e já falou com lideranças estaduais. O nome dele estará à disposição do partido, se assim este entender, para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Por consequência, a medida deve inibir a movimentação de Marco Antônio Mota, o Motinha, filho do ex deputado Manoel Mota, que é aliado do deputado estadual Volnei Weber.

 

 

MOVIMENTAÇÃO NA PM – Sai do comando de Criciúma o Ten. Cel. Cristian Dimitri Andrade, que passou por Araranguá. O Major Diego Schwartz, que foi para a o Comando Maior da PMSC, deverá dar lugar na a 1ª Companhia do 19° Batalhão em Araranguá, ao Tenente Felipe, sob o comando da Ronaldo da Silva Cruz. Outra mudança deverá acontecer no segundo semestre com a vinda do Capitão Ferrigo para o 19º BPM, atual comandante da Companhia de Turvo. Ele deve subir ao posto de Major.

 

TERRA NOSSA – Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Araranguá o Projeto de Lei Ordinária enviado pelo paço municipal que autoriza a doação de logotipo oficial na Administração Pública Municipal Direta e Indireta.

 

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO – O vereador Luciano Zeferino Pires (Podemos) encaminhou uma moção de reconhecimento do Poder Legislativo à reitora Luciane Bisognin Ceretta pelos relevantes serviços prestados à Araranguá.

 

CARRO PARA PRAIA GRANDE – A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) entregou de um veículo, que custou R$ 60 mil, zero quilômetro para a Assistência Social de Praia Grande.

 

NOVO CONSELHO – Aprovado pelos vereadores de Araranguá, anteprojeto do vereador Luiz da Farmácia (PL) que aprova a criação do Conselho dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que, se for criado, será ligado à Secretaria de Assistência Social.

 

AINDA SEM REUNIÃO – E por falar em Conselho, o Político, promessa de campanha de César Cesa (MDB), deverá sair do papel nos próximos dias, sob o comando de Alcindo Crepaldi, o Negão (MDB).

 

COMO SERÁ A FESTA? – O prefeito César Cesa (MDB), visitou o museu nesta terça-feira (23) e começou a trocar informações com a diretora Cultura Micheline Vargas, sobre ações para comemoração dos 141 anos de Araranguá.

 

VAGAS PARA CRECHE – A Associação de Moradores da Urussanguinha se reuniu com prefeito César Cesa (MDB) para reivindicar melhorias para o bairro. Pediu em ofício o aumento da estrutura da C.E.I Cantinho do Amor, anexando o antigo prédio do posto de saúde, que ficou inutilizado após a ampliação do prédio. Querem aumentar o número de vagas.

 

DE MALAS PRONTAS – Giovane Pereira da Rosa se filiou ao Podemos antes das eleições com a ideia de ser candidato a vereador, mas acabou ficando como diretor de Turismo do governo Mariano e não foi para a disputa. Gica está decidido a sair do Podemos.

 

BOLSAS DE ESTUDOS – Aprovado por 13×1 na Câmara de Vereadores de Araranguá, anteprojeto do vereador Douglas Michels (PP), que trata de autorização para que o Poder Executivo Municipal prorrogue até 31 de dezembro de 2021 o Contrato nº 31/2020, aquele mesmo das bolsas de estudo do Programa de Inclusão Social, que beneficia 79 alunos da Faculdade do Vale do Araranguá (FVA). Está nas mãos do prefeito César Cesa (MDB). Os bolsistas foram à Câmara para cobrar explicações.

 

UAMA SE MEXE – A União da Associações de Moradores de Araranguá (UAMA) pediu a Prefeitura um espaço para sede da entidade, definiu nome de suplente para o Conselho das Entidades. Dia 11 de Março haverá nova reunião com todas as associações.  

 

CATARINENSES COM PAZZUELO – A preocupação com o atual momento da pandemia de covid-19 levou deputados federais e senadores a se reunirem na manhã de terça-feira (23) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar de ações emergenciais para conter seus avanços no Estado. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), também participou da reunião. O Governo Federal disponibilizará mais profissionais de saúde; mais 100 mil testes; 100 respiradores; auxiliará na remoção de pacientes através de aeronaves para transportá-los a outras cidades ou estados menos impactados e entregará uma nova remessa de vacinas. Os respiradores devem chegar a Santa Catarina nesta quarta-feira (24), e as novas doses da vacina nos próximos dias, já que o segundo lote com 2 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca vindas da Índia chegaram ontem no Brasil e já estão iniciando sua distribuição a todos os estados da Federação. A demanda é por mais 150 monitores e mais 500 bombas de infusão.

 

AULAS PODEM SER ADIADAS – Também teve reunião na sede da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), para deliberar sobre ações diante do aumento de casos na região e a redução de leitos de UTI. Hoje são apenas 10 leitos covid-19 (todos ocupados) por falta de investimentos do Governo do Estado. O presidente Moacir Francisco Teixeira reuniu o colegiado da Saúde, secretarias de Educação e Hospital Regional de Araranguá para debater assuntos referentes à covid-19. Os municípios avaliam retorno das aulas em 1º de Março e podem prorrogar mais 15 dias.

 

NA CAPITAL FEDERAL – Uma comitiva de Maracajá, liderada pelo prefeito Anibal Brambila (PSD), embarcou nesta terça-feira (23) para Brasília, onde ficam até quinta-feira (25). O objetivo é articular junto à bancada federal (deputados e senadores) de Santa Catarina a destinação de emendas parlamentares ao município.  Vão estar com os 3 senadores e 10 deputados. Na comitiva, a primeira-dama Claudete Rocha Brambila, o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Geraldo Leandro, os vereadores João Rocha (PSDB) e Rosilane Dassoler da Silva Valério (MDB).  

 

PAULINHA CONFRONTA NAATZ – Não é de hoje a briga de ambos. Agora Paulinha (PDT) acusa Ivan Naatz (PL) de tentar vetar sua participação na Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Fiquei consternada com a postura que ele adotou ao solicitar aos demais parlamentares para vetar a minha participação nessa comissão […] divergimos na questão da TPA, […] foi irresponsável quando promoveu um projeto de lei que enganou a população catarinense […]. Paulinha mante acordo e votou em Naatz para a presidência dessa Comissão.  “Eu sou mulher, mas sou muito mais homem do que muitos homens desta Casa. Voto em Vossa Excelência para a presidência por que respeito o que foi acordado. Essa não é uma Casa que estabelece políticas de vetos”. À coluna, Naatz se limitou a dizer: “Desculpe mas esse assunto não interessa ao meu mandato”.

 

MOÇÃO DE APLAUSO – A deputada Paulinha (PDT) protocola moção de aplauso pela vida e obra do empresário Júlio André Ruas Tedesco, que faleceu sexta-feira (19), presidente do Grupo Tedesco. Era de Caçador. Em seu legado o Parque Unipraias Camboriú, Barco Pirata, Tedesco Marina Garden Plaza e o Atracadouro Barra Sul.

 

SEGUE IMPEDIDO – A juíza federal Janaina Cassol Machado, mesmo com a decisão do ministro Fachin de mandar devolver o mandato ao deputado estadual Júlio Cesar Garcia na Operação Hemorragia, mantém as medidas restritivas por entender que ainda está mantida a decisão na Operação Alcatraz. 

 

PRESIDÊNCIA DA CCJ – O deputado Milton Hobus (PSD) assumiu hoje a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para 2021/2022. 

 

AGENDA NA CAPITAL – A bancada que conta com 4 vereadores do PP de Turvo – Hether Themístocles Back Pinto, Patrick Favaro Nazari, Rogério Dagostin e Samuel Neoti – cumpriu agenda na capital do Estado. Estiveram com deputados para tratar de futuros recursos para o município.