Search

LITAÇÃO DA SC-108 EM JUNHO; ARARANGUÁ NO CIS AMREC; ARMANDO COM BOLSONARO; E MUITO MAIS

PARA JUNHO A PAVIMENTAÇÃO DA SC-108 PRAIA GRANDE – JACINTO MACHADO

O deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP) vinha falando nos últimos anos sobre a pavimentação da SC-108, mais precisamente desde 2011. Na gestão de Raimundo Colombo (PSD), durante a inauguração da obra de revitalização do trecho do Último Rio, entre Ermo e Jacinto Machado, o deputado surpreendeu aos presentes ao dizer que não tinha como sair a pavimentação entre Jacinto Machado e Praia Grande porque não havia projeto.

Tudo que havia sido dito até então, todas as promessas feitas, não tinham tido qualquer valor. O governo correu atrás, liberou uma verba para fazer a obra. Por falta de pagamento à empresa, o projeto ficou trancado. No final daquela gestão, acabou sendo pago. Com projeto, houve pelo menos 2 trechos liberados, um que partia de Praia Grande e outro de Jacinto Machado, sentido Praia Grande.

Na tarde desta quarta-feira (17), o trecho desta ligação Sul-Norte da SC-108, foi anunciada durante a reunião do governador Carlos Moisés, com seu líder, deputado Zé Milton, e os prefeitos Fanica (PP), de Praia Grande, Gaiola, de Jacinto Machado, e lideranças da região.

O mais importante é que o governo assegurou os recursos e disse que está em fase da readequação para a licitação. Moisés disse que que o governo tem os recursos para execução da pavimentação. O secretário de Infraestrutura, Thiago Vieira, já informou que irá encaminhar o edital de licitação para o início de junho.

A reunião ganhou mais força porque contou com a presença do presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, do presidente da ACIJAM, Adelor Emerich, do presidente da Amesc, o prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira (MDB), vice-prefeito de Praia Grande, Rodrigo Rosso Mariani (PSDB), diretor distrital da FCDL, Célio da Silva.

 

ARARANGUÁ NO CIS AMREC

O secretário de Saúde Henrique Besser, foi à Câmara de Vereadores de Araranguá para explicar as razões do Poder Executivo para aprovação da adesão do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (CIS Amrec).

Na prática, o paço municipal encaminhou a adesão a este sem deixar de estar no CIS Amesc, que está praticamente paralisado enquanto não conseguir a Certidão Negativas de Débito (CND).

Por unanimidade, os 15 vereadores autorizaram que Araranguá pudesse fazer compra de serviços e procedimentos via CIS Amrec.

Na sequência, o vereador Jair Anastácio (PT), encaminhou um pedido para a Prefeitura de Araranguá que pudesse detalhar todos os cargos que são contratados via CIS Amesc.

Pelo que a coluna tem informação, são 263 cargos que estão fora da folha da Prefeitura.

 

SEM JORNAL

O paço municipal encaminhou uma emenda à Lei Orgânica e os atos do Poder Executivo passarão definitivamente a serem publicados no Diário Oficial dos Municípios (DOM) da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM).

 

BOLSAS EM DEBATE

O vereador Douglas Michels (PP) voltou a cobrar do paço municipal a situação pendente das 79 bolsas de estudo que o município cedeu em 2020 aos alunos da FVA do curso técnico de enfermagem e técnico em radiologia. Em 2021, ainda não foram renovadas as bolsas.

Em 2020, o recurso investido de R$ 400 mil foi feito via mandato de Rodrigo Minotto (PDT), e agora não tem verbas de fora.

A solução é buscar outro aporte ou então liberar recursos do caixa do município, porque os estudantes – em princípio, precisam destas bolsas para estudar. 

 

BOLSONARO EM SANTA

Deputado Federal Coronel Armando (PSL) é o único parlamentar do estado convidado para permanecer junto do presidente no Forte Marechal Luz.

O presidente Jair Bolsonaro escolheu Santa Catarina para passar o feriado de Carnaval.

Ele ficoi hospedado no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, onde chegou no último sábado (13) e ficou até a manhã de quarta-feira de cinzas.

Em seu roteiro não estavam previstas agendas oficiais.

Bolsonaro passeou de jet-ski pelo litoral catarinense, pilotou moto e pescou.

Esta é a segunda vez que o presidente escolhe o Forte Marechal Luz para se hospedar. Em dezembro, ele conheceu o lugar depois de ter visitado em Joinville a casa do deputado federal Coronel Armando (PSL/SC).

Para esses dias no litoral catarinense, Bolsonaro está acompanhado de alguns poucos convidados. O parlamentar Coronel Armando é o único catarinense entre os amigos.

Vieram também a Santa Catarina, a filha Laura Bolsonaro; o filho e deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), junto de sua esposa e filha; o secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif e o deputado federal Hélio Lopes (PSL/RJ).

“Conheço Bolsonaro há mais de 30 anos, desde os tempos de AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Inclusive, foi a pedido do então candidato a presidente da República que disputei as eleições para representar Santa Catarina e auxiliar com as ações de governabilidade do Governo Bolsonaro”, comentou Coronel Armando.

Mesmo sendo uma agenda particular do presidente, o deputado Coronel Armando e o senador Jorginho Mello – que participou de um almoço para convidados no último domingo (14), trataram da situação grave em decorrência da Covid-19, que a região Oeste de Santa Catarina, em especial, tem enfrentado. De imediato, Bolsonaro solicitou a atenção do Ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo.

 

ÍNDICE EM SOMBRIO

O Líder do PP na Câmara, Vereador Peri (PP), protocolou em nome da bancada progressista Projeto de Decreto Legislativo para sustar o aumento de IPTU, ISSQN e Taxa de Alvará que, segundo o Decreto da Prefeitura de Sombrio, ficou em 24,52%.

Nas palavras do vereador trata-se de aumento ilegal, pois além de representar uma quantia muito superior à inflação do ano, que ficou por volta de 4%, vem em um momento de incertezas financeiras por conta da pandemia.

“Cabe lembrar que, conforme a Lei Tributária do nosso país diz que qualquer aumento destes impostos acima dos índices de correção monetária deve ser aprovado antes pela Câmara de Vereadores, sendo incorreto o aumento da forma que foi feito – por decreto do ex-prefeito na data de 23 de novembro de 2020”.

O projeto, que deve ir a votação nos próximos dias, depende do voto favorável dos vereadores da Câmara Municipal de Sombrio e, se aprovado, torna sem efeito o aumento do IPTU, mantendo-se o valor antigo.

O Vereador Peri disse, ainda, que está confiante e que, por se tratar de um assunto tão importante para a população, tem a boas expectativas de votos favoráveis dos seus pares ao seu projeto.

Em Araranguá, no final de 2020, o governo encaminhou mudança de índice, mas a Câmara não votou e prevaleceu o IGP-M e não vingou o INPC ou IPCA.

 

DISTRITO INDUSTRIAL

Município de Meleiro discute a criação de um novo parque industrial, agora em Sapiranga, para fomentar a instalação de indústrias no local.

Trata-se de uma área de 3 hectares que fica às margens da SC 447, que liga Meleiro à Araranguá.

Participaram do encontro prefeito, secretários e vereadores.