Search

Cenários políticos de 2022 em SC; Santur e o turismo regional; e mais

PEÇAS DO XADREZ DE 2022 COMEÇAM A SE MOVIMENTAR

Para projetar 2022 é preciso analisar o cenário após as eleições de 2020 e as movimentações do xadrez político a partir de 2021, tudo isto ainda num cenário turbulento provocado pelas incertezas que permanecem diante do combate à covid-19, a vacinação da população. Some-se a isto a movimentação dos partidos políticos para as eleições majoritárias para o Governo do Estado e Governo Federal.

As perguntas necessárias são: Carlos Moisés (PSL) se recupera e vai para a reeleição? Com o apoio de quem? Fica no PSL ou muda de partido para concorrer com maior musculatura política? seus Para onde o governador iria com real viabilidade eleitoral se os partidos já começaram a apresentar seus nomes para a disputa de 2022?

No MDB é dado como certo que o senador Dário Berger será o nome do ‘manda brasa’ para a majoritária; no Progressistas, Joares Ponticelli – prefeito reeleito em Tubarão, deverá renunciar em 2022 e deixar o cargo para o vice, do PSD (a derrota acachapante dos Amim na capital do Estado é um recado para o partido, que só terá Amin candidato se o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o eleger para a missão; o PSD no pós-Júlio Garcia volta a investir em Raimundo Colombo para a chapa majoritária; a vitória esmagadora de Gean Loureiro na capital, coloca o prefeito reeleito como a principal força do Democratas; e por fim, o senador Jorginho Mello (PL), se coloca como o nome mais próximo do presidente e com chances de angariar aliados aqui para seu projeto político eleitoral; sem contar que o Partido dos Trabalhadores e o PSB poderão buscar a montagem de uma frente de esquerda.

Inegável ainda reconhecer que Clésio Salvaro (PSDB) e Geovânia de Sá (PSDB) tem o nome estadualizado; que Adriano Silva (Novo) será lembrado por ser prefeito da maior cidade; mas podemos voltar a ter uma reedição da tríplice aliança com MDB, PSD e PSDB, contra outra frente PL, PP e DEM.

O projeto em Santa Catarina passa pela definição das alianças para a sucessão presidencial. Tudo depende de qual partido o presidente irá escolher para se filiar. Este deverá ser o ponto de partida para o processo e Jair Bolsonaro pode empurrar esta decisão para 2022.

 

TURISMO REGIONAL

Os municípios de Balneário Gaivota, Morro Grande e Timbé do Sul terão portais turísticos, liberados via Santur. A equipe a Agência de Desenvolvimento do Turismo deverá baixar na região para cumprir agenda que foi adiada anteriormente.

Deve baixar ainda em Araranguá e Praia Grande, que agora passa a ter o diretor de planejamento da Santur, ex prefeito de Praia Grande, H

 

GOVERNO E ALESC

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina doará ao governo catarinense mais recursos financeiros para o enfrentamento da Covid-19. Foram repassados R$ 20 milhões nesta terça-feira (16), em Chapecó, pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB).

 

NOVO NORMAL

Como foi o feriado de carnaval, sem carnaval? Praias com menos pessoas, boa parte da Prefeituras com ponto facultativo, comércio parcialmente aberto, muita gente na estrada, boa parte em casa.

 

RECURSOS PARA O SUL

O deputado estadual Felipe Estevão (PSL) avoca para seu mandato os mais de R$ 30 milhões de recursos para o Sul do estado obtidos através das suas costuras com os deputados federais de Santa Catarina. Ele organizou encontros com 32 prefeitos nos ministérios e gabinetes parlamentares para tratar de assuntos e projetos de interesse das cidades.