Search

COLUNA EVERALDO SILVEIRA: DE NADAL; PACHECO; LIRA; PAULINHA; CÂMARA DE TURVO; E MAIS

DE NADAL É UNANIMIDADE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Em segundo mandato, Mauro de Nadal (MDB), ex-prefeito de Cunha Porã/SC, foi eleito por 38 votos como presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Ada de Lucca (MDB) acabou não conseguindo se conectar para votar e Júlio Garcia (PSD) permanece recluso.

Pelo acordo formatado, o deputado estadual Moacir Sopelsa (MDB), que tem o maior número de mandatos entre os atuais parlamentares, será presidente em 2022.

A nova Mesa Diretora é formada pelos deputados Nilso Berlanda (PL), como 1º vice-presidente; Kennedy Nunes (PSD), 2º vice-presidente; Ricardo Alba (PSL), 1º secretário; Rodrigo Minotto (PDT), 2º secretário; Padre Pedro Baldissera (PT), 3º secretária e Laércio Schuster (PSB), como 4º secretário.

Os 7 cargos ficaram com MDB, PL, PSD, PSL, PDT, PT e PSB.

 

SENADO PRÓ-BOLSONARO

Rodrigo Otávio Soares Pacheco (DEM/MG), aos 44 anos, foi eleito nesta segunda-feira (1/2), com a votação de 78 dos 81 senadores, como novo presidente do Senado da República. Ele derrotou em segundo turno a senadora Simone Tebet (MDB/MS). Fez 57 votos a 21.

Era o nome preferido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o que deve dar ao presidente um fôlego um pouco maior para tocar reformas importantes e em questões que envolvam a política internacional.

No primeiro turno ainda haviam quadros importantes como Major Olímpio (PSL/SP); Jorge Kajuru (Cidadania/GO); e Lasier Martins (PDT/RS), que, sem chances, desistiram da disputa.

 

CÂMARA PRÓ-BOLSONARO

Arthur Lira (PP/AL) venceu Baleia Rossi (MDB) nesta segunda-feira (1/2) nas eleições para comando da Câmara dos Deputados.

Haviam outros 7 nomes na disputa no primeiro turno: André Janones (Avante-MG); Alexandre Frota (PSDB-SP); Fábio Ramalho (MDB-MG); General Peternelli (PSL-SP); Kim Kataguiri (DEM-SP); Luiza Erundina (Psol-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Antes da votação Alexandre Frota desistiu e anunciou apoio a Baleia Rossi.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez campanha aberta pela eleição de Arthur Lira e se saiu vitorioso nas duas casas.

Ao contrário dos 2 primeiros anos, que teve que lidar com Rodrigo Maia (DEM/SP) e Davi Alcolumbre (DEM/AP), agora, ao que tudo indica, o Palácio do Planalto terá vida mais fácil.

O fato é que o ‘balcão de negócios de Brasília’ funcionou a pleno vapor. Foram oferecidas emendas parlamentares, cargos para indicação de parlamentares, e tudo o que for possível.

A nova política teve que render à velha política e se dobrar para o Centrão.

 

LUTO EM JACINTO MACHADO

Dia 31 de Janeiro foi sepultado Ari Possamai Della, aos 86 anos de idade, ex-presidente da Cooperativa de Eletricidade de Jacinto Machado (Cejama) e do Hospital São Roque.

 

O FUTURO DE PAULINHA?

A suspensão de Paulinha (PDT) por 90 dias, que foi noticiada na coluna SC em Pauta, deixa a parlamentar sem atividades pelo partido. Não pode nem ocupar a liderança, mesmo com Rodrigo Minotto (PDT) na Mesa da Alesc.

Paulinha avaliava deixa o partido e buscar espaço noutro partido, como o Democratas.

 

PREFEITO E VICE NA CÂMARA

A Câmara de Vereadores de Turvo-SC realizou a primeira sessão de cunho solene e festivo, nesta segunda-feira (1), presidida pelo vereador Samuel Neoti. Com algumas medidas restritivas, a casa foi aberta ao público.

O prefeito Sandro Cirimbelli e o vice Osvaldo Favaro estiveram presentes, onde falaram sobre as metas e objetivos da administração.

“Nossa gestão é voltada para o coletivo e meu desejo é de um bom trabalho a cada um de vocês, vereadores. Temos os mesmos interesses, porém com diferenças de poderes. Ainda assim, devemos trabalhar em união para o progresso de nossa terra”, afirma o prefeito.

Por ser uma sessão diferenciada, não houve pauta com projetos para votação.

Na oportunidade, todos os nove vereadores fizeram uso da palavra na tribuna.

O vereador Rogério Dagostin iniciou sua fala com agradecimento por ingressar na casa legislativa. “Após ouvir os colegas de legislativo, tenho certeza de que faremos um bom trabalho. A população de Turvo está muito bem servida de representatividade. Agradeço ao nosso time que trabalhou na campanha, onde tínhamos o lema: Fé, Família e Trabalho. E penso que este deva ser o lema de todos nós, pois sem fé não chegamos em lugar nenhum; assim como a família é a base de tudo e; o trabalho que aprendemos através de nossos pais e avós é fundamental para o desenvolvimento”.

O vereador também comentou sobre o 5º Dia de Campo Dagostin Sementes, que aconteceu no último dia 29 e que é um dos eventos que gera conhecimento aos produtores do município, que tem uma agricultura muito forte e; prestou homenagem póstuma ao amigo Nico Acordi, que participava da APITUR (Associação dos Pilotos de Tratores de Turvo) e faleceu no domingo.

A primeira sessão ordinária da Câmara deve acontecer na próxima segunda-feira (8), às 19 horas.