Search

Frenectomia é realizada gratuitamente em Sombrio

O pequeno Joaquim Cardoso dos Santos, na imagem, está passando por um procedimento de Frenectomia, realizado pelo dentista Gabriel Sousa Matos, no Posto de Saúde do Bairro Boa Esperança, gratuitamente. Uma ação que traz de imediato melhora na amamentação e evita problemas futuros de alimentação, de fala e consequentemente evita problemas de socialização da criança com colegas de escola ou em brincadeiras no dia a dia. Um procedimento que pode custar até 500 reais em consultórios particulares.
“Tivemos um excelente atendimento, uma importante economia e melhoramos a amamentação do Joaquim, que já estava com dificuldade e tinha que ter muita ajuda para se alimentar. Fizemos a avaliação e o procedimento foi rápido e simples, indolor e na hora ele já foi amamentado sem mais problemas”, comenta a mãe, Tamires Cardoso.
De acordo com o dentista, este é só um dos procedimentos diferentes dos comuns, feitos nos Postos de Saúde de Sombrio. “Costumo falar sempre da qualidade dos materiais que recebemos e que podemos fazer muitos serviços que vão além do tratamento dentário normal. Eu por exemplo faço até a bichectomia para quem costuma morder as bochechas por dentro, por vezes causando até inflamações. São procedimentos importantes de saúde bucal e que a Prefeitura disponibiliza aos seus pacientes”, reforça.

O que é a Frenectomia

Frenectomia é a designação atribuída a uma pequena cirurgia que consiste em cortar e remover o freio, que é uma “prega” fina de tecido fibroso (tipo membrana), presente na boca.
É importante constatar ainda quando bebê e realizar o quanto antes, para que o pós seja mais tranquilo e a própria ação seja indolor.
“É muito fácil de verificar, na maioria das vezes, quando a criança chora e coloca a língua pra fora ela forma um coração. Há também a chance de não chegar a ter esse formato, mas ainda assim é fácil de visualizar o freio e o próprio pediatra recomendar o procedimento”, conclui Matos.