Search

PRIMEIRA VITÓRIA DE CÉSAR; AS ELEIÇÕES DAS CÂMARAS E AS POSSES

VITÓRIA NO NOVO GOVERNO: MANTIDA CORREÇÃO PELO IGPM

Dos 15 vereadores de Araranguá, apenas 7 compareceram à sessão virtual extraordinária da Câmara desta terça-feira (29): Diego Pires (PDT); Jair Anastácio (PT); Luciano Pires (Podemos); Jorginho Pereira (PP); Márcio Tubinho (PP) – todos reeleitos; além de Daniel Viriato (PP) e Igor Gomes Batista (PL), ambos candidatos a prefeito derrotados nas últimas eleições.

Jacinto Dassoler (PP) se recupera de uma cirurgia e José Paulo Roldão (PP) de uma internação por covid-19.

Os dois vereadores do PDT, Ronaldinho e João Abílio não se reelegeram e não tinham muito interesse em ir numa sessão extraordinária para aprovar um tema que desagrada o novo governo. Tanto é que a Executiva do PDT fez reunião e orientou a bancada pela aprovação da lei e mudança de índice de correção de tributos (para INPC ou IPCA), e ainda assim eles não compareceram à sessão.

Há quem alegue que o governo poderia ter feito a votação bem antes, não deixado o tema para depois das eleições, e em sessão extraordinária. Se o governo tivesse vencido as eleições, certamente, o contribuinte só saberia do reajuste de 24,1% quando recebesse os carnês.

O PSD é da base do novo governo e atendeu ao apelo de César Cesa (MDB) e Tano Costa (PSD) para não votar o projeto, deixar esta questão para o novo prefeito. Os 4 vereadores do partido – Paulinho, Vidrinho, Neno Fontoura e Tano, não compareceram. 

Sem os 2 vereadores do PP, os 2 do PDT e 4 do PSD, não houve sequer quórum para votação do projeto e ele irá dormir na gaveta. Primeira vitória do novo governo no Poder Legislativo.

 

PAPEL DAS ENTIDADES

Outro ponto é que Aciva, Sindicont, OAB e UAMA, estimulados pelo atual governo, assinaram pedido conjunto para que os vereadores aceitassem votar a alteração, que representaria mudança na correção de uma série de tributos não de 24,1% (IGPM), mas para algo em torno de 5%. Chama atenção que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ficou dividida em relação ao tema.

 

PAGAMENTO À VISTA

O prefeito eleito César Cesar (MDB) tem um acordo firmado com a bancada do PSD que irá utilizar esta margem de aumento para poder negociar com os contribuintes. Provavelmente haverá desconto de até 20% para quem pagar os tributos à vista, o que dará espaço no caixa do novo governo para desonerar o bolso dos contribuintes.

 

O GRUPO DE OPOSIÇÃO

A presença de Diego Pires (PDT); Jair Anastácio (PT); Luciano Pires (Podemos); Jorginho Pereira (PP) e Márcio Tubinho (PP) é uma demonstração de que o grupo segue falando a mesma língua. Com Diran Martins; Douglas Michels (PP) e Nelson Soares (PDT), o chamado G-8 é favorito para eleição da nova Mesa Diretora.

 

SITUAÇÃO TERÁ CHAPA

Mesmo com todo favoritismo da chapa de Diego Pires (PDT), o governo eleito terá uma chapa protocolada para tentar fazer a nova Mesa Diretora 2021/2022. A chapa terá Paulinho de Souza (PSD) como presidente; Luiz da Farmácia (PL) de 1º vice; Zico (Avante) como 2º vice; Samuca (PSD) como 1º secretário; e Tico Batista (MDB) como 2º secretário. Neno Fontoura (PSD) só apoia a chapa e deverá ser o líder da bancada, enquanto Lena Périco (MDB) deverá ser a líder do Governo na Câmara.

 

POSSE E ELEÇÃO DA MESA

Posse dos vereadores, prefeito eleito, Cesar Cesa (PSD) e o vice-prefeito Cristiano Costa (PSD) acontecerá na Câmara de Araranguá. A sessão de instalação da nova Legislatura está marcada para a próxima sexta, 1º de Janeiro, às 16hs, com acesso limitado de público e imprensa. Os vereadores levam um convidado, prefeito e vice-prefeito, quatro convidados cada. A sessão será transmitida pelas redes sociais da Câmara. Assumem Paulinho (PSD), Diego Pires (PDT), Marcio Tubinho (PP), Douglas Michels (PP), Neno Fontoura (PSD), Diran (PP), Luiz da Farmácia (PL), Jorginho (PP), Tico (MDB), Luciano Pires (Podemos), Nelson Soares (PDT), Samuca (PSD), Lena Périco (MDB), Jair Anastácio (PT) e Zico (Avante).

 

DISPUTA EM MARACAJÁ

Em Maracajá, dia 1º de janeiro está marcada uma missa na Igreja Católica, às 19 horas, e depois a cerimônia de posse (restrita a 5 convidados por vereador), às 20 horas no Parque Ecológico. Depois tem eleição da Mesa Diretora. A chapa governista deverá ter Matias (PDT) como presidente; Alex Cichella (PSD) como vice-presidente; Pita (PP) como 1º secretário; e Rodriguinho da Garajuva (PDT) como 2º secretário. A chapa deverá ter o quinto voto de Edilane Rocha (PSL), que depois se licencia para Cako Rocha (PSL), e vai para o governo.

A eleição da mesa deverá ter disputa. A chapa de oposição deverá ter Valmir Carradore (MDB); Rosilane Dassoler da Silva (MDB); Cristiano Trevisol Rocha (MDB) e João Rocha (PSDB).

 

POSSE SEM PÚBLICO

A Câmara de Vereadores de Sombrio fará a solenidade neste dia 1º de janeiro sem público, mas terá transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo. A sessão será realizada no próprio plenário da Câmara às 18h do dia 1º de janeiro, com a instalação e posse, presidida pelo vereador com mais idade; e de eleição da mesa diretora da Câmara, em que será conhecido o novo presidente. Tendência é que seja Albino (DEM).

 

CONTAS REJEITADAS

Em sessão extraordinária dia 28 de Dezembro, o Poder Legislativo de Sombrio rejeitou as contas do prefeito Zenio Cardoso (MDB) do exercício de 2016. Depois de pedido de vistas e reanálise do TCE, as contas vieram pela reprovação. O prefeito fica inelegível por 8 anos, mas deve recorrer da decisão.

 

TRAGÉDIA NA GAIVOTA

Depois da morte do vereador Zezinho Aguiar (PSL), eleito vice em Jacinto Machado, agora foi um vereador de Balneário Gaivota, que ficou na estrada. Morreu em acidente de carro no trecho de inaugurações de obras do prefeito Ronaldinho (PP). Guidi (MDB) foi cotado para ser vice de Machadinho (PSD), mas a chapa acabou desfeita. Guidi tinha apenas 50 anos e estava em seu 4º mandato.

 

BALANÇO DOS MANDATOS

A revista digital da @alesc fez uma retrospectiva do trabalho do deputado estadual Ulisses Gabriel (PSD).

 

POSSE EM TURVO

O prefeito eleito de Turvo, Sandro Cirimbelli (PP), e seu vice, Osvaldo Fávaro (PP), tomam posse na Câmara de Vereadores de Turvo, no dia 1º de janeiro de 2021, às 19 horas, junto aos nove vereadores eleitos para a gestão 2021-2024. Sandro e Osvaldo participarão dos atos de posse organizados pelo Legislativo. A presença será restrita a no máximo três convidados por eleito, além de autoridades, conforme protocolo estabelecido pelo presidente do Legislativo turvense Esio Simão, devido a pandemia da covid-19. A população poderá acompanhar o ato pela transmissão oficial no site da Câmara de Vereadores de Turvo (https://www.camaraturvo.sc.gov.br/tvcamara/assistir/TV_Camara) ou pelo canal de Youtube (Câmara Municipal de Turvo/SC). Diante da situação de saúde mundial da covid-19 que requer cuidados especiais, não haverá ato solene na prefeitura após a posse na Câmara. Todos os protocolos necessários para a posse de Sandro e Osvaldo ocorrerão na sede do Legislativo.