Search

Cooperativa leiteira comemora ano positivo com novos equipamentos

A Cooperleite Sul e Aplaa, associação que reúne produtores de leite da região do extremo sul catarinense, receberam na última semana um novo trator e implementos agrícolas adquiridos através de emenda parlamentar do deputado Rodrigo Minotto, além de recursos levantados pela própria entidade com o leilão de outros equipamentos. O investimento total chegou a quase R$250 mil. Segundo o diretor da Cooperleite, Willian de Souza dos Santos, a associação é uma instituição filantrópica, enquanto a cooperativa, que também engloba agricultores associados à Aplaa, faz a parte de notas fiscais, compra e venda de produtos e leite. A Aplaa recebe um fomento através da prefeitura municipal de Araranguá, e que foi renovado para R$100 mil em 2021.
Para ele, os novos equipamentos economizarão tempo e dinheiro para os produtores. “Antes os tratores ficavam mais na mecânica do que trabalhando, então esse trator novo vai viabilizar tanto para nós quanto para os sócios no sentido de pontualizar os serviços, porque você não terá a quebra do equipamento, que é novo e forte. Não tem a perca de tempo com a manutenção”, explica. Willian acrescenta ainda que isso fica ainda mais evidente nesta época, em que ocorre o corte do milho e a preparação das silagens.
Ele ainda comemora o bom ano para a Cooperleite, que conseguiu quitar dívidas e adquirir novos equipamentos. Depois de um 2019 de muitos problemas financeiros, o grupo teve um ano de grandes desafios mas que termina com boas notícias. Além do aumento no consumo de lácteos e derivados, a venda de produtos cresceu na loja da cooperativa. “Com o aumento do preço do leite, os produtores também se animaram e estão investindo em produção. É algo que lá no início do ano não existia”, conclui.
Mesmo com pandemia e desafios econômicos, o ano da Aplaa terminará no azul, o que traz grandes perspectivas para um 2021 que todos esperam com anseio por dias melhores.