Search

Edital de auxílio à Cultura está aberto em Sombrio

A Secretaria Municipal de Cultura de Sombrio lançou neste dia 27 de Novembro o Edital da Lei Aldir Blanc, para inscrições de projetos de diversas linguagens culturais com objetivo de fomentar e incentivar a produção artística e cultural no município, que renderão a pelo menos 34 artistas, auxílios de R$ 4.000,00 a R$ 8.000,00.
A publicação faz parte das ações lançadas pelo Governo federal em parceria com os municípios como forma de incentivar artistas de diversas frentes que tiveram seus trabalhos interrompidos total ou parcialmente durante a pandemia.
Os arquivos para download estão no site www.sombrio.sc.gov.br abrindo no Menu Principal a sessão “Documentos’ e a aba “Lei Adir Blanc”, ser solicitado pelo e-mail licita.sombrio@gmail.com ou ainda diretamente na Prefeitura, no setor de Compras e Licitações.
“Publicamos o edital e nos colocamos a disposição na Casa da Cultura para auxiliar e tirar dúvidas daqueles que fazem da cultura seu ganha pão e que necessitam desse auxílio nesse momento tão difícil. As coisas demoraram um pouco para acontecer, mas conseguimos agora deixar tudo regularizado e nos esforçaremos para que tenhamos pluralidade na apresentação dos projetos e torcendo que todos estejam dentro dos trâmites para que recebam o que merecem por sua arte, seja ela qual for”, comentou Rosângela Garcia Margute, gerente municipal de Cultura.
O edital premia projetos culturais de diversas linguagens artísticas e culturais como artes visuais, audiovisual, dança, leitura e literatura, música, patrimônio cultural material e teatro, dentro de suas especificidades.
O edital está aberto para pessoas físicas, trabalhadoras e trabalhadores da cultura, profissionais ou amadores, residentes e domiciliados em Sombrio, maiores de 18 anos e que atendam aos critérios estabelecidos na publicação.
“A promoção da cultura sempre foi uma marca de nossa gestão, ampliando a oferta de cursos, oficinas e o espaço da Casa da Cultura que ganhou um espaço muito mais amplo do que tínhamos no início, formando artistas dos mais diversos e recebendo-os para utilização do espaço, além de apoiarmos o arraial Cultural, que é um evento totalmente voltado à cultura local. Agora, com esse recurso do governo federal, nos organizamos para que muitos artistas conquistem o auxílio necessário para esse período difícil de pandemia”, comenta o prefeito Zênio Cardoso.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 11h do dia 09 de dezembro de 2020, com documentos protocolados no Paço Municipal. A abertura dos envelopes dos inscritos acontecerá dia 10 de dezembro.