Search

Com presença do embaixador da Argentina, reunião discute fortalecimento de parcerias comerciais com SC

A aproximação econômica e diplomática com outros países diante dos desafios impostos pela pandemia foi um dos temas de uma reunião na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira, 19. Em isolamento por causa da Covid-19, a governadora Daniela Reinehr participou do encontro via webconferência e cumprimentou o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, pela já consolidada relação econômica com o país. No encontro, as associações empresariais presentes buscaram soluções junto ao embaixador para fortalecer o vínculo comercial entre Santa Catarina e o país vizinho.

Mesmo com as limitações que surgiram em função da pandemia, o estado manteve a menor taxa de desemprego. Em sua fala, Daniela Reinehr afirmou que o Estado não medirá esforços para aprimorar a parceria comercial com o país, que é estratégico para a recuperação econômica. “Estamos alinhados com o Governo Federal na missão de expandir as relações bilaterais, promovendo o desenvolvimento econômico. Santa Catarina é aberta ao diálogo e ao trabalho em conjunto para solucionar as pautas da agenda comercial que ainda estão pendentes com parceiros importantes como a Argentina. Não mediremos esforços para aprimorar a relação econômica e de amizade que já vem de longa data com o país tão querido”, ressaltou a governadora.

Em sua participação, o embaixador da Argentina, Daniel Scioli, agradeceu e reforçou a importância da integração com Santa Catarina. “Acredito muito entre a sinergia entre o setor público e setor privado. Estou aqui para escutar, entender os problemas e buscarmos, juntos, as soluções. Queremos aprofundar a nossa relação ao ponto que ela não seja apenas durante uma temporada, mas o ano todo, com negócios nas áreas do comércio e da indústria”, destacou Scioli.

O chefe da Casa Civil, general Ricardo Miranda Aversa, reafirmou o compromisso do Estado em fortalecer a relação comercial com estados e o país vizinho. “Não somos uma ilha, é fundamental que todos cresçam juntos e se desenvolvam para que não haja sofrimento por causa da desigualdade. E com relação à Argentina, estamos diante de um parceiro tradicional que é porta para a América do Sul e da relação bioceânica que precisa ser aprimorada cada vez mais”, pontuou Aversa.

A abertura do encontro foi conduzida pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, que destacou a importância de receber o embaixador da Argentina para o debate de temas importantes aos negócios e parcerias com o país. “A balança comercial com a Argentina ainda representa um deficit para Santa Catarina, temos o desafio de consolidar novas oportunidades para os nossos produtos e vencer os entraves para nos aproximarmos ainda mais nas relações econômicas, sociais e culturais”, disse o presidente da Fiesc.

A secretária Executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu complementou que “o Estado é parceiro para discutir e buscar soluções para demandas comuns que resultem no desenvolvimento mútuo”.

Oportunidades no Oeste catarinense

A governadora Daniela Reinehr destacou que Santa Catarina tem um importante canal de aproximação com a Argentina, via região Oeste, onde está a fronteira seca com o país vizinho, no município de Dionísio Cerqueira.

Daniela colocou a estrutura do governo do Estado à disposição para o trabalho, em conjunto, a fim de aprimorar a logística, fortalecer o comércio exterior, bem como o intercâmbio cultural entre Santa Catarina e o país vizinho. A governadora acrescentou ainda a importância da consolidação do aeroporto de Chapecó como um aeroporto internacional, permitindo uma conexão muito mais ágil com a Argentina pelo Oeste catarinense.

“Santa Catarina está disposta a fazer a interlocução destas demandas de forma permanente”, reiterou Daniela Reinehr.

Os presidentes da Fecomércio, Bruno Breithoupt e da Facisc, Jonny Zulauf, e o diretor superintendente do Sebrae, Carlos Henrique Fonseca, também participaram da reunião. Empresários e o cônsul Gustavo Coppa formaram a comitiva argentina que chegou nesta quinta-feira ao estado.