Search

Daniel Viriato fala à Post TV no “Nós Informamos, Você Elege”

O entrevistado desta segunda-feira, dia 20, do projeto Nós Informamos, Você elege, da Post TV, foi o candidato a prefeito de Araranguá, Daniel Viriato, que respondeu às perguntas do jornalista Everaldo Silveira. A entrevista foi transmitida pelo Facebook da Post.

No primeiro tema da conversa, Educação, Daniel garantiu que caso seja eleito, investirá em qualificação dos profissionais da área, e que não será mudado nada no modelo de gestão das creches públicas do município. “Com relação à questão jurídica, também não faremos alteração. E como a cidade está crescendo, haverá investimento, sim, e expansão da rede pública”, comentou, pontuando que já há a previsão para a construção de uma nova escola no bairro Lagoão. “Foi um projeto da secretaria de Educação já em 2019, que estava no Ministério e já foi aprovado”, completou. A escola seria resultado de uma emenda no Fundo Nacional de Educação. 

Ao falar de esporte, Daniel prometeu uma arena poliesportiva para Araranguá no estádio municipal. “A ideia é que vamos fazer o fechamento daquele espaço e ali ter uma unidade onde serão feitas várias atividades esportivas. Ali há a possibilidade de desenvolver vários projetos. Vamos voltar a investir forte no esporte”, disse, falando também de qualificação dos profissionais envolvidos.

Daniel também falou de Cultura, parabenizando a atual diretora de Cultura, Micheline, pelas boas ideias à frente da pasta, e falando sobre o desejo de fazer as festas municipais, além de investir e valorizar a Festa do Agricultor e a Festa de São Cristóvão. “Vamos investir nesses dois eventos, valorizar todos os profissionais, bandas e shows, para que sejam mais regionais e tenham um apelo mais local”, pontuou.

Sobre Saúde, Daniel começou falando que não é possível dizer que as filas para procedimentos, exames e consultas. “Tem que diminuir o tempo, investir para que as pessoas que vão ter uma consulta custeada pelo município, compareça nestas consultas e exames. Já fizemos mutirões de consultas e exames, e muita gente que marca, ocupa o lugar de alguém que está precisando e não vai”, reclama. O candidato ainda acrescenta que muitos pacientes que aguardam nas filas, na verdade fazem parte do atendimento do estado, como nos casos de média e alta complexidade. Daniel também prometeu investimentos em novas equipes da Saúde da Família, ampliações em UBSs, e equipes de especialidades. “Isso dará mais qualidade no atendimento”, arremata.

Daniel também falou de geração de emprego e renda. Para ele, Araranguá tem o melhor ambiente para investimento no sul de Santa Catarina. “Nós temos a 285 aqui, estamos construindo uma ponte, estamos bem localizados geograficamente e temos várias empresas investindo aqui”, disse. Viriato ainda comentou sobre os cursos acadêmicos oferecidos no município. “A base para o desenvolvimento está pronta. Naturalmente, agora, dentro do planejamento, ampliar nosso parque industrial, trabalhar o eixo da macrozona da Sanga Da Toca e fazer um planejamento para o Distrito”, declarou.