Search

Anvisa diz que vacina contra Covid-19 deve ser liberada no menor tempo possível; Butantan aposta em vacina chinesa

O diretor-presidente interino da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, disse nesta segunda-feira, dia 19, que a vacina contra a Covid-19 deve ser liberada no menor tempo possível.

Barra Torres, que passou por sabatina na tarde dessa segunda no Senado para ser confirmado no cargo, afirmou que não é possível dar uma data para a vacinação contra a doença do novo coronavírus.

“Esta agência dará a resposta no melhor tempo, o menor possível, é claro. Porque nós temos, todos nós, familiares, parentes que já faleceram por causa dessa doença. Então, o nosso interesse é institucional e, é claro, também pessoal, como cidadãos”, disse.

O diretor-presidente da Anvisa teve sua indicação aprovada por 14 votos a 3 na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e agora a votação deve ir para plenário, o que deve ocorrer ainda nesta semana.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta segunda-feira, dia 19, que a Coronavac é a vacina contra o coronavírus mais segura das que estão em desenvolvimento, e afirmou que a eficácia do imunizante deve ser comprovada até dezembro. A vacina é desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Butantan.

Segundo Dimas Covas, os dados são semelhantes ao apresentado por estudos realizados na China, no qual 94,7% dos mais de 50 mil voluntários que participam de teste não apresentaram efeito adverso.

A vacina Coronavac ainda está em testes entre profissionais de saúde brasileiros. Até agora, nove mil voluntários já participaram da pesquisa, segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. A meta é envolver 13 mil pessoas na pesquisa.