Search

SED diz que professores ainda não retornam às salas nesta segunda, 19

Com o retorno dos estudantes às salas de aula autorizado, a maioria das escolas da rede estadual de Santa Catarina segue elaborando o plano de contingência para garantir que o Apoio Pedagógico Presencial inicie com segurança. Apesar da autorização, a SED (Secretaria de Estado da Educação) informou que nenhum professor retornou às salas de aula nesta segunda-feira, dia 19.

O retorno das atividades presenciais está autorizado apenas nas escolas que estiverem nas regiões de risco moderado e risco alto, representadas respectivamente em azul e amarelo no mapa de risco para Covid-19 do Governo do Estado. Além disso, é necessário que as unidades tenham o plano de contingência aprovado pelo Comitê Municipal.

A Escola de Educação Básica Padre João Stolte, em Botuverá, na Regional de Brusque, foi a primeira da rede estadual a ter o plano de contingência aprovado, na última sexta-feira, dia 16. “Com o processo para chamada de professores ACTs (admitidos em caráter temporário) em andamento, a expectativa é que o Apoio Pedagógico Presencial comece nesta semana para três turmas”, informou a SED.

Em um universo de 14,5 mil estudantes de 3º ano do Ensino Médio na rede estadual, 1.420 alunos com dificuldades de aprendizagem e que não participaram do ensino remoto foram identificados. Eles serão os primeiros a retornar ao apoio pedagógico, conforme a escala estabelecida pela Diretoria de Ensino da SED.

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, explica que este é o momento de transição das ações em âmbito estadual para a individualização das ações por unidade escolar, com o suporte da SED. “Há uma série de regras que dependem do ritmo de cada escola, como a distribuição de turmas, a formação dos Comitês Municipais e as demandas de gestão de pessoas. Tudo isto vai devolver uma oportunidade aos alunos com mais dificuldades”, defende o secretário.
Na região de Araranguá, a gerente regional de Educação, Rosane Castelan, explica que não há possibilidade de retorno enquanto a matriz de risco no extremo sul não mudar para amarelo. Após isso, a expectativa é que o retorno ocorra entre 7 a 10 dias. “Supondo que corra tudo bem. A divulgação da matriz ocorre toda quinta-feira, então [se o extremo sul registrar matriz amarela nesta semana] o retorno só em 3 de novembro”, explica.