Search

Agência americana identifica sementes chinesas

Além do Brasil, outras dezenas de países também receberam encomendas de produtos chineses contendo sementes, como um tipo de brinde. Uma agência federal norte-americana pesquisou sobre as sementes, que causaram polêmica em todo o mundo, e identificou 14 tipos de plantas enviadas pelos correios. Segundo botânicos do Serviço Sanitário de Animais e Plantas, as sementes são uma mistura de plantas ‘ornamentais, frutas e ervas’, variando entre repolho, hibisco, lavanda, menta, mostarda, rosa, romeiro, sálvia e campainha colorida. 

A Agência Federal de Inspeção dos EUA afirma que os pacotes de sementes chinesas são apenas uma forma de propaganda, doados na busca de aumentar as vendas de outros produtos. Por causa da falta de identificação dos pacotes, houve a preocupação da população e dos órgãos de vigilância sanitária. 

Apesar de tudo levar a crer que as plantas derivadas das sementes sejam comuns no Brasil, os órgãos sanitários pedem que as sementes não sejam plantadas, já que podem conter doenças que infectariam o solo e as plantas brasileiras. “Sementes de outros países só podem entrar dessa forma no país após autorização do Ministério da Agricultura, onde passam por um processo de quarentena que elimina a possibilidade de que esse material esteja contaminado com algum patógeno que possa causar dano à agricultura brasileira. Trabalhamos com a prevenção. Por isso pedimos às pessoas para que tenham consciência, não comprem, não tragam materiais vegetais em suas viagens e jamais plantem esse tipo de sementes”, explica a engenheira agrônoma, Gestora da Divisão de Defesa Vegetal da Cidasc, Fabiane dos Santos.

Foto: Gabriel Zanella