Search

TURVO COM 3 CHAPAS; PP DO ARROIO SÓ PROPORCIONAL; NOTÍCIAS DE SOMBRIO E MAIS

MDB DE TURVO VAI DE PISCA E HERIBERTO NESTAS ELEIÇÕES

Terminou no final da manhã desta quinta-feira (24) a reunião que definiu a chapa pura do partido, com Edson Jair Dagostin, o Pisca (MDB) – atual vice-prefeito do município – como nome para a vaga de prefeito, e Heriberto Afonso Schmidt (MDB) – ex-prefeito em 3 mandatos, que irá disputar as eleições deste ano na vaga de vice.

Depois que o prefeito Tiago Zilli (MDB) definiu que não iria disputar as eleições deste ano, que não iria tentar a reeleição, mas que seria o coordenador de campanha de quem o partido escolhesse para a disputa.

Em princípio, os nomes para a cabeça-de-chapa eram de Pisca Dagostin, Heriberto Schimidt e Selvino Londero, que foi o primeiro a declinar. Londero, que foi candidato à presidência da Cersul, disse que não iria disputar para prefeito. Depois foi a vez de Heriberto, há menos de 2 semanas das convenções, abri mão de ‘bater chapa’ contra Pisca.

A convenção, sem consenso, colocou o nome de Cecilia Lino Ferreira Conti (MDB) provisoriamente até que fosse definida a vaga de vice.

Depois de várias negociações, Heriberto, decidiu aceitar a indicação do partido, para fortalecer a chapa com Pisca candidato a prefeito.

A única exigência, em caso de vitória, será a de participação efetiva no governo – nada de ser um vice figurativo.

 

CENÁRIO PRONTO

O cenário em Turvo ficou definido com três candidaturas: Laerte Casagrande (PSDB) e Arnildo Steckert (PSL); Sandro Cirimbelli (PP) e Osvaldo Fávaro (PP) – chapa PP, Democratas e PL; Edson Dagostin, o Pisca (MDB) e Heriberto Schmidt (MDB) – com o PDT na chapa.

 

TIME PP/PDT

A chapa de pré-candidatos a prefeito de Meleiro, Vitor Hugo Coral (PP), e a vice, Santina Ize Rosa (PDT), terá apoio de uma nominata expressiva de vereadores do PP: Cristiana Albano Meister; Isandro Tramontin; Joel de Luca Jonas Costa Ostetto; José Manenti, Lilian Isana Gonçalves Rocha Oenning; Maria Ondina Espindola Caldas Pelegrini (Bá); Rosilane Bitencourt Marcelino Magagnin; Valmir Manenti e Wanderley Casagrande.

 

ANÍSIO OPERADO

Anísio Premoli (PDT) fez nova intervenção cirúrgica em Porto Alegre/RS. De acordo com o presidente do PDT de Araranguá, Barão Oliveira, ele passou muito bem. Esta é a segunda cirurgia na coluna que faz.

 

SÓ NA PROPORCIONAL

Ficou para a manhã desta sexta-feira (25) a definição do Progressistas de Balneário Arroio do Silva. O partido foi procurado pela coligação PDT/PT/PSDB para tentar composição, mas ainda não deu certeza de qual caminho seguirá.

Em princípio, o partido ficará sem candidato a prefeito, já que a chapa Edmilson Aguiar (PP) e Dionatan Giusti (PP) não se firmou.

A tendência é que o PP lance apenas uma chapa com 6 nomes para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores.

A tendência é que o Arroio, que poderia ter até 4 chapas, acabe com 3 mesmo: Evandro Scaini (PSL) e Carlos Scarsanella (PSL); Daniel Motta (SD) e Ranieri Cardoso (SD); e Éverton Pinto (PDT) com Nito de Paula (PT) de vice.

 

AS SUGESTÕES DA CDL

Antes de iniciar de fato a campanha, os pré-candidatos a prefeito e vice de Sombrio, Cristian Rosa (PP) e Volnei Giassi (PSDB), foram convidados a visitar a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sombrio para uma agenda oficial da entidade.

Recepcionados pela presidente da CDL, Dinalva Scheffer, e pelo diretor Marcelo Nunes, os pré-candidatos receberam um documento contendo sugestões coletadas entre os membros associados.

“Geração de empregos é uma das principais metas de nosso projeto e ficamos honrados em poder contar com a contribuição de nossos amigos comerciários. Acreditamos que o fortalecimento da economia resultará em conforto e dignidade aos cidadãos de nossa cidade”, salientaram CristianRosa e Volnei Giassi, durante a conversa.

Além de receber as sugestões, eles puderam apresentar também algumas das propostas já incluídas no plano de governo que, embora já com vários projetos destinados ao setor, continua aberto às sugestões apresentadas. “Vemos o plano de governo como um documento inicial de um projeto bem mais amplo, em que teremos a satisfação de poder contar com todos os setores da sociedade”, explicaram.

 

ÁGUA ENCANADA NO SÃO CAMILO

No fim da manhã desta quinta-feira (24), os moradores do bairro São Camilo, no município de Sombrio, puderam ver o resultado da conclusão das obras da instalação da adutora. Agora, o bairro conta com água tratada em todas as casas.

Antes desta obra, a comunidade contava somente com água de poço ou ponteiras. Durante a obra, muitos obstáculos foram vencidos, como o difícil acesso para veículos em alguns pontos e a necessidade de realizar o transporte dos canos manualmente. Esta era uma reivindicação antiga da comunidade.

Maria Cristina, de 61 anos, moradora do bairro relata alguns problemas enfrentados pela comunidade, em especial neste inverno, quando ficaram praticamente sem água. Os moradores aguardavam o poço artesiano do bairro encher um pouco para abastecerem minimamente suas caixas d’água, para tomar banho e cozinhar.

“Esta vinda da água pra cá foi uma maravilha pra todos os moradores daqui que ficaram sem água. A gente tá muito feliz por a prefeitura ter trazido água pra gente, por atenderem o clamor do povo”. Ana Paula Medeiros, diretora da Samae, comentou sobre o trabalho intenso da companhia para a realização do sonho do prefeito, de levar água para a comunidade de São Camilo.

O prefeito Zênio Cardoso (MDB) contou um pouco da história do bairro, citando que o primeiro morador de Sombrio, João José de Guimarães construiu sua vida e começou a povoar a região em torno das Furnas, sendo uma comunidade histórica e agradeceu à equipe da Samae pelo trabalho grandioso. Concluiu dizendo à população que seus descendentes teriam mais qualidade de vida.

“Água é tudo, estamos muito felizes pela realização desta obra. Até porque, quando se fala em obra, se pensa em ruas, em construção, mas uma destas, que traz dignidade, traz saúde, bem estar social e eleva a qualidade de vida de um bairro inteiro, podendo ser ampliada em breve para a Boa Esperança, é que mais nos motiva a fazer. É usar o dinheiro público para o bem do público, da população, de cada sombriense”, comemorou o prefeito.