Search

Setembro será o mês de realização do Jerva

O Colegiado de Esporte da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) projetou a próxima edição do Jerva (Jogos Escolares da Região do Vale do Araranguá) para o município de Meleiro. O Colegiado ainda deliberou que a realização do evento se manterá no mesmo formato de realização, sendo que acontecerá sempre no mês de setembro.

O presidente do Colegiado de Esporte, Tales Giovani Fagundes, explica que foi definido em votação que as próximas edições do Jerva ocorrerão sempre no mês de setembro, com idade limite dos atletas em 17 anos. A edição do Jerva em 2021 será em Meleiro, com a despesa dos jogos divididos entre todos os 15 municípios do extremo sul, de forma igual.

Ainda na reunião foi analisada a proposta da Fesporte (Federação Catarinense de Esportes), de tornar a competição uma microrregional da Olesc (Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina) ou do Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Também por unanimidade, foi definido não mudar o formato tradicional da competição regional do extremo sul. O Jerva ocorre deste a década de 70, com a ajuda do governo do estado ou sem, mas com a manutenção da tradição de mais de 50 anos de história.

Através de ofício, ao presidente da Fesporte, Rui Godinho da Mota, a Amesc ratifica a posição regional de manter o formato tradicional dos Jogos Escolares, sendo que complementam o pedido em nome dos 15 gestores municipais, através do presidente, prefeito Ronaldo Pereira da Silva, de que a Federação Catarinense de Esportes apoie o esporte regional do extremo sul através da nomeação de um coordenador esportivo para a região. Também em unanimidade o grupo sugere o nome do professor Alcionir Lidio do Nascimento, conhecido como professor Nico, com horário de 40 horas semanais, lotado em Araranguá.