Search

César e Daniel aguardam julgamento do TRE; Peri preside a Câmara; Turvo define quarta; e mais

AGUARDANDO O REGISTRO

Depois de Ricardo Ghelere (PRTB) e Claudete Bianchi (PRTB); César Cesa (MDB) e Tano Costa (MDB); e Daniel Viriato (PP) e Anísio Premoli (PDT), também encaminharam seus registros de candidatura. Aguardam o julgamento do Tribunal Regional Eleitoral.

 

OBRAS DO AVANÇAR CIDADES EM ANDAMENTO

O prefeito Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães (PSDB), acompanhou na tarde desta terça-feira (22), o início das obras de pavimentação com blocos intertravados de concreto (paver) da Avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Passo Fundo e Jofre A. Conceição, numa extensão de 1.560 metros. A obra, do Programa Avançar Cidades “Mobilidade Urbana”, do Governo Federal, terá investimento de valor de R$ 3 milhões e 620 mil, financiado pela Caixa Econômica Federal.

Foi iniciada a primeira parte da obra – drenagem pluvial, depois vem a terraplanagem e colocação da sub-base e base e assentamento do paver nas duas pistas pela empresa FAB SUL Pavimentações Ltda EPP, vencedora da licitação.

“Esta avenida será um cartão postal do Arroio do Silva pois terá ciclovia nos dois sentidos e acessibilidade. A empresa está trabalhando dentro do prazo e a nossa expectativa é de até o final do mandato entregar 30% da obra. Ciclovias nos dois sentidos, faixas de pedestre elevadas, com acessibilidade e calçadas padronizadas”, afirma o chefe do Poder Executivo.

Para o morador Avanir da Rocha, que veraneia há mais de 40 anos no município e se tornou morador nos últimos 12 anos, a pavimentação da avenida vai facilitar a vida dos moradores e veranistas, bem como valorizar os imóveis daquela região.

 

TIME JURÍDICO

Depois de anunciar a equipe de coordenação jurídica da campanha de Ricardo Ghelere (PRTB), primeiro pré-candidato a pedir registro da candidatura no Tribunal Regional Eleitoral, a coluna fez contato com as demais candidaturas para saber quem iria responder pelo setor nas demais campanhas.

O time do MDB, de César Cesa (MDB) e Tano Costa (PSD) tem em seu time o Assessor Jurídico de Balneário Arroio do Silva, Daniel Menezes de Carvalho Rodrigues; Aldryn Luciano de Souza; e Gian Carlos Goetten Setter.

A Assessoria Jurídica do PSOL, dos candidatos Felipe Damásio e Cauê, tem na Assessoria Jurídica Fernando Monguilhott, de Florianópolis.

O time do Progressistas, de Daniel Viriato (PP) e Anísio Premoli (PDT); e o time do PL, de Igor Batista (PL) e Dr. Ribeiro (PL), ainda não fecharam o corpo jurídico.

 

DIA DE DECISÃO

Em Turvo, o vice-prefeito Pisca Dagostin (MDB), define nesta quarta-feira (23) seu vice para a disputa destas eleições. Pisca fez diversas conversas com lideranças e deve definir o nome de seu parceiro de chapa.

Laerte Casagrande (PSDB) e Arnildo Steckert Jr. (PSL) foram os primeiros a lançar chapa para estas eleições. É notório que esta candidatura deve ser mais prejudicial ao MDB, já que o PSDB era aliado do partido há 12 anos e Arnildo também deixou o MDB e fundou o PSL local.

Por outro lado, o Progressistas definiu que vai de chapa pura, com Sandro Cirimbelli (PP) e Osvaldo Fávaro (PP). A definição saiu na noite de segunda-feira (21), com a desistência de Neguinho Stefani (PP).

 foto: Jornal do Sul

 

CARTA PRÓ-MOISÉS

A carta assinada pelo secretariado do governador Carlos Moisés (PSL) em defesa do atual governo foi o assunto do dia. Mira no presidente da Alesc, deputado estadual Júlio Garcia (PSD), que deve ser o governador interino caso sejam afastados governador e vice.

 

APOIO AO MDB

A médica intensivista do hospital Nossa Senhora de Fátima, Cynthia Etchandy, anunciou apoio à candidatura de Adelírio Monteiro dos Santos (MDB).

 

PERI NA PRESIDÊNCIA

Conforme acordo pré-estabelecido entre vereadores da bancada do Progressistas no início do ano, José Eraldo Soares (Peri) assume a presidência da Câmara durante os últimos meses de 2020. A eleição para escolha do novo presidente e mesa diretoria deu-se após a renúncia de Vilmar Daminelli (PP), na sessão ordinária desta segunda-feira (21).

Após quatro meses à frente do Legislativo sombriense, vereador Vilmar Daminelli renunciou à presidência, abrindo caminho para o seu colega de partido José Eraldo Peri, que comanda a Câmara até o final deste ano. Com a nova eleição, realizada em sessão extraordinária na noite desta terça-feira (22), a mesa diretora terá como vice presidente o vereador Vilmar Daminelli.

“Sob o comando da bancada do Progressistas, 2020 está sendo o ano de maior economia do Legislativo desde muito tempo. Além disso, ótimos projetos estão sendo criados e votados de acordo com o pensamento de cada vereador, sem interferência do Executivo, como vinha acontecendo em anos anteriores”, declarou o novo presidente.

De acordo com Peri, denúncias muito sérias foram apontadas recentemente e terão a atenção devida do poder Legislativo.

“Felizmente, em virtude de algumas circunstâncias, este ano a Câmara e, consequentemente, seus vereadores, estão podendo cumprir de verdade um dos seus papeis fundamentais, que é o de fiscalizar as ações do poder Executivo”, salientou, referindo-se à criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que deve ser criada nos próximos dias para investigar indícios de fraude encontrados em licitações da Saúde do município.

Em virtude da troca da mesa diretoria, a formação das comissões também passou por alterações.

 

PARA RELEMBRAR

Em 2016, a coordenação de campanha de Mariano Mazzuco (PP) e Primo Júnior (PL – era PR), teve à frente José Hilson Sasso (PP) e Giancarlo Soares (PSD); a de Anísio Premoli (PDT – era MDB) e Rony da Silva (MDB – era DEM) foi de Carlinhos Premoli e mais uma equipe (Ênio Rosa, Marcus Pizzolo…), com Everaldo João no Marketing; a campanha de Beto Coan (PTB) e Luiz da Farmácia (PL – era PTB) foi coordenada por Ricardo Guidi Campos; e a do PT, de Chico Merêncio, teve como coordenador geral Chico da Caixa, e de Marketing, Sandrinho Ramos.

 

NETO DO PRIMO

Primo Júnior (PL) está com seu pai, Primo Menegalli (PL), em Barra do Bugres/MT. Depois de uma passagem pelo Albert Eistein, em São Paulo, para tratamento contra o covid-19, a dupla voltou para fazenda.

O vice-prefeito fica mais uns dias para garantir a quarentena, ainda mais porque soube que a esposa Paula está grávida, e vão dar um neto ao ex-prefeito Primo, que está com 86 anos de idade.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Nesta terça-feira (22), o deputado José Milton Scheffer (PP), intermediou uma audiência entre o Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, com a Associação das Escolas Particulares de Educação Infantil de Santa Catarina.

A associação representa atualmente, mais de 800 instituições espalhadas no Estado, e atendem mais de 70.000 crianças. O segmento completa quase 200 dias sem qualquer tipo de atendimento presencial aos alunos.

Segundo os representantes da associação a suspensão das atividades durante a pandemia ocasionou o fechamento de centenas de instituições de educação infantil e a demissão de muitos profissionais da educação.