Search

Governo divulga portarias para retorno de eventos

Novas portarias para o retorno das atividades do setor de eventos de Santa Catarina foram publicadas na última sexta-feira, dia 18. As sete portarias estabelecem critérios para retorno gradual e monitorado de eventos, congressos, concursos públicos, cinemas, teatros, museus, feiras e exposições. Os documentos foram publicados no Diário Oficial do Estado com efeito imediato.

Segundo as portarias, a liberações de eventos e cinemas vão consider as avaliações do Risco Potencial para o contágio de coronavírus em cada região e as determinações da portaria 658. Nas regiões classificadas com Risco Potencial Gravíssimo ou Grave, continuam proibidas as realizações de qualquer show, festa ou exibição de filmes em ambiente fechado. Esses eventos são permitidos apenas quando o Risco Potencial for considerado Alto. Mesmo assim, as liberações respeitam uma limitação de 40% de capacidade, e 60% nas regiões com o Risco Potencial Moderado. As portarias também estabelecem regras para o retorno gradativo das atividades de museus, congressos, feiras, academias e concursos.

Pela avaliação da Matriz de Risco Potencial publicada na última quarta-feira, 10 regiões estão em estado grave e uma estado gravíssimo em Santa Catarina. As liberações gradativas, de acordo com essa análise, podem ocorrer apenas na região Extremo Oeste, a única que apresentou risco Alto.