Search

Ministério da Agricultura vai investigar sementes “misteriosas” recebidas em SC

O Ministério da Agricultura vai investigar as sementes misteriosas vindas com encomendas de sites asiáticos. O primeiro caso foi registrado em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, após um morador comprar um item de decoração.

Nesta quarta-feira (16), o Ministério emitiu um alerta a respeito dos estranhos pacotes. No texto, o órgão pede que as pessoas tenham cuidado e não abram encomendas deste tipo.

Além disso, a orientação é para que o pacote seja levado a uma das unidades das Superintendências Federais de Agricultura, ou que a pessoa entre em contato por telefone.

Investigação de possível ameaça

Após o recolhimento, o material será encaminhado para laboratório, onde exames vão detectar a origem da espécie e possíveis pragas que possam oferecer risco fitossanitário à agricultura brasileira. Desta forma, não será necessário o plantio para análise.

Em um primeiro momento, serão avaliados os resultados laboratoriais das sementes já entregues. Posteriormente, caso seja necessário, o Ministério fará uma ação conjunta com os demais órgãos de controle.

O Ministério da Agricultura reforça que a importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos.

Para evitar o risco, o órgão afirmou que atua no controle do e-commerce internacional, a fim de fiscalizar e impedir a entrada desse material.

Como elas chegam ao cliente

De acordo com o que já foi apurado, a dinâmica do recebimento das sementes é a seguinte: a pessoa realiza a compra em sites de e-commerce, geralmente de países de origem asiática. Ao receber a encomenda, encontra grãos embalados em três saquinhos, de diferentes tamanhos.

“O que já registramos é que são de diferentes tamanhos e tipos. Por isso, estamos investigando para saber a origem, até para entender se ela pode gerar algum risco à agricultura”, explica Fabiane dos Santos, engenheira agrônoma e gestora da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc.

A princípio, as sementes não oferecem riscos graves à saúde dos humanos.

Ainda não há o número exato de denúncias já recebidas pela companhia. Porém, além de Jaraguá do Sul, já há relatos de casos parecidos em cidades do Sul do Estado, Florianópolis, Timbó, Braço do Norte e região litorânea.