Search

Indústria catarinense cresce 10,1% em julho e supera média nacional

O IBGE divulgou nesta quarta-feira, dia 9, um levantamento com dados da economia catarinense, apontam que o segmento industrial cresceu 10,1% em julho. A reação seria a maior da região Sul na comparação com junho, quando o setor já havia crescido 10,3% na comparação com maio. A indústria também avançou 8% a mais do que a média nacional.

SC ainda possui o sexto maior crescimento entre os 15 locais pesquisados, registrando um aumento 8% maior que a média nacional. Os setores que mais cresceram foi o da fabricação de produtos alimentícios (2,4%); produção de têxteis (2,0%); máquinas, e aparelhos e materiais elétricos (27,7%). “Alguns setores industriais ainda estão em retração. Mas, de forma geral, se observa uma tendência generalizada de melhora nos dados de produção, com uma retração cada vez menor”, comenta o economista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Paulo Zoldan. 

Para o governador Carlos Moisés, o crescimento só foi possível por que o estado atuou combatendo a pandemia, tentando salvar o máximo de vidas, mas sem esquecer da retomada segura das atividades econômicas, focando na preservação do emprego e da renda dos cidadãos. “A indústria não parou em Santa Catarina. Mantemos o funcionamento com protocolos específicos para garantir a segurança dos trabalhadores e o abastecimento do estado. Então o crescimento dessa atividade é fruto das ações do Governo, das entidades, das indústrias e da própria população, que respeita as orientações. Assim, conseguimos alcançar uma retomada econômica mais consistente e, ao mesmo tempo, garantimos que nenhum catarinense com Covid-19 ficasse sem atendimento”, ressalta.