Search

Cooperja inicia formação de jovens cooperativistas

A Cooperja planejou para iniciar no mês de maio um programa com foco nos jovens associados e filhos de sócios, mas com atual situação, isso não foi possível presencialmente. Mas através do meio digital o programa foi iniciado, com o intuito de despertar nos jovens, competências que agreguem na propriedade, na vida pessoal e que aproximem os mesmos da Cooperja.

Na última semana foi realizado o primeiro encontro digital, com o palestrante Anoir Loterio. Assuntos sobre o cooperativismo estiveram em pauta e os jovens relataram suas experiências na região que estão inseridos.

Com decisões pensadas e viabilizadas, os jovens são os grandes responsáveis pela implantação de um novo modelo de administração rural. Na gestão dos seus negócios na propriedade, ou mesmo quando atuam em parceria com os pais. Com os pés no chão e a mente no futuro, eles buscam resultados concretos baseados na prática do planejamento e gerenciamento, e o sucesso do seu empreendimento.

Para o gerente Corporativo, Vinícius Cechinel de Moraes, o programa cumpre com um dos princípios do cooperativismo, que é a educação, formação e informação. “Eles são fundamentais no processo de sucessão, extremamente importantes nas propriedades rurais e também na cooperativa”, destaca Moraes.

Para a jovem Clarisse Manarim Votri, filha de associado da região da Quarta Linha em Criciúma, é uma oportunidade de conhecimento e de fazer novas amizades.

O jovem Tales Spillere Mezzari do município de Cachoeira do Sul/RS trouxe toda família para participar no primeiro encontro e se diz empolgado com os objetivos do programa.

O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta também participou do encontro e fala que sempre é um desafio novo. “Gostamos de conversar com a juventude. Nos obriga a acompanhar, a mudar alguns paradigmas. Queremos a participação deles na cooperativa, acredito num crescimento mais duradouro, se caminharmos todos juntos. A mistura de gerações, é muito saudável para tomar decisões mais acertadas. Unidos somos mais fortes”, ponderou Zanatta.